A Volkswagen anunciou hoje (14) o investimento de R$ 2,6 bilhões para modernização e adaptação da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, para o desenvolvimento e a produção da sexta geração do Polo e também do Virtus, versão sedã do hatch premium. O aporte faz parte dos investimentos de R$ 7 bilhões da montadora até 2020.
A companhia também informou que o lançamento do novo Polo no mercado brasileiro será em novembro, enquanto o Virtus, que já é montado em pré-série, chega às concessionárias no primeiro trimestre do ano que vem.
Montado sobre a plataforma modular MQB, o Polo será equipado na versão de entrada com o motor 1.0 de três cilindros que hoje equipa Fox, Gol, Voyage e Up e, nesses modelos, rende 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, associado à transmissão manual de cinco marchas - possivelmente, esse propulsor receberá ajustes para entregar um pouco mais de potência - a Volks não confirma.
A montadora já informou que a versão de topo terá sob o capô a versão turbinada do propulsor tricilíndrico de um litro, que no Polo vai render 128 cv e 20,4 kgfm, sempre associada ao câmbio automático de seis marchas. Somente a a configuração turbo vai trazer de série freios a disco nas quatro rodas e controles de tração e estabilidade - as demais terão tambores nas rodas traseiras e apenas controle de tração, como no Up TSI.
Possivelmente, como o Golf, o Polo terá também, para a configuração intermediária, o motor 1.6 16v aspirado de 120 cv e 16,8 kgfm, que no hatch médio pode vir com transmissão manual ou automática, também de seis velocidades.
Publicado em 14/08/2017