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  • Mini antigo 'modernizado' tem até navegador GPS
  • Empresa David Brown cria exemplar do hatch compacto com o mesmo visual do modelo original, mas trazendo componentes atuais
  • Por Alessandro Reis

    Quem acha que o Mini de verdade é o original, com minúsculas rodas de dez polegadas, carroceria pequena e baixa e, é claro, apenas duas portas, vai gostar dessa notícia. Ao menos na Inglaterra, vai dar para comprar um Mini novinho que é praticamente idêntico ao antigo, mas traz atualizações como suspensões e freios modernos e, por dentro, amenidades como ar-condicionado e navegação GPS – tudo sem perder o charme clássico, cheio de cromados por dentro e por fora.

    A britânica David Brown Automotive anunciou a chegada do Mini Remastered, ou Mini Remasterizado, que dá bem a ideia da proposta: um carro original restaurado e melhorado, abrindo mão das limitações de conforto e segurança típicas de um automóvel acessível dos anos 50 e 60.

    Olhando de fora, até parece um Mini das antigas, com as rodas pequenas, a grade e os retrovisores cromados e teto pintado em cor diferente da usada no restante da carroceria. Entrando na cabine é que dá para perceber que se trata de um Mini híbrido, com elementos do passado e do presente: o painel traz os instrumentos divididos em três mostradores, como no original, com o velocímetro ao centro. Tudo com o grafismo clássico, mas, olhando com atenção, você percebe uma pequena tela LCD com as informações do computador de bordo, como consumo médio. O volante é de madeira, outra alusão ao passado.

    Preço inicial é de cerca de 75 mil libras

    No console central tem ar-condicionado, um luxo impensável para a época, e, acima dele, está instalada uma central multimídia com navedor GPS. As modernidades se estendem aos reforços estruturais, para deixar a carroceria mais rígida e a condução mais estável, e ao isolamento acústico.

    Quanto à parte mecânica, o motor 1.3 é original, porém mexido para entregar 76 cv, que não parecem muita coisa diante dos Mini atuais, que rendem mais de 200 cv, dependendo da versão, mas é o dobro da potência de um Mini da década de 60.

    O Mini Remastered tem duas versões. A primeira, inspirada nos modelos “cafe racers”, conta com potência de 76 cv, enquanto a segunda, que evoca o circuito de Monte Carlo, rende 93 cv. A transmissão, como no Mini clássico, é manual de quatro marchas.

    Só o preço que não é dos mais atraentes: cerca de 75 mil libras iniciais (aproximadamente R$ 293 mil). A expectativa é produzir de 50 a cem unidades por ano.

    Publicado em 12/07/2017


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