Home > Notícias > Hyundai prevê que carro autônomo não chega às ruas antes de 10 anos
  • Notícias
  • Hyundai prevê que carro autônomo não chega às ruas antes de 10 anos
  • Executivo acredita que só com a chegada da rede 5G os veículos vão ter a conectividade necessária para rodarem sem motorista
  • Por Alessandro Reis

    Enquanto muitas montadoras estimam lançar automóveis 100% autônomos por volta de 2025 ou até antes disso, a Hyundai é um pouco mais pessimista. De acordo com Hwang Seung Ho, vice-presidente da montadora sul-coreana, a tecnologia para que automóveis tenham a conectividade necessária para rodarem completamente por conta própria estará disponível dentro de dez anos, no mínimo.

    Outras montadoras prevêem lançar autônomo por volta de 2025

    A declaração foi dada durante o Salão de Seul para a publicação “Autonews” e se refere à tecnologia 5G, de transmissão de dados via rede de telefonia celular. De acordo com a avaliação do executivo, apenas o 5G permitirá o envio e recebimento de dados de forma praticamente instantânea, em milissegundos, algo fundamental para abastecer o “cérebro” eletrônico do carro autônomo com localização, mapas e informações do trânsito em tempo efetivamente real.

    Ainda de acordo com o representante da Hyundai, apenas com o 5G um veículo robotizado rodando a cerca de100 km/h poderá detectar um obstáculo a centímetros de distância a ponto de ser capaz de acionar a frenagem de emergência, por exemplo – algo que não seria possível com as velocidades de transmissão de dados via o 4G atual.

    Em testes, a Nokia anunciou ter obtido taxa de transferência de até 10Gb por segundo com o 5G – cerca de mil vezes mais rápido que o 4G.

    Publicado em 23/06/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados