Home > Notícias > Nissan usa tecnologia centenária contra celular ao volante
  • Notícias
  • Nissan usa tecnologia centenária contra celular ao volante
  • Marca apresenta protótipo da 'Gaiola da Faraday' para motorista cortar temporariamente o sinal do smartphone
  • Por Alessandro Reis

    Em temos de carros cada vez mais conectados, as montadoras e empresas parceiras buscam formas seguras de integração das suas centrais multimídia com telefones celulares, usando comandos de voz, botões de comando integrados ao volante e interfaces mais limpas e simples, a exemplo dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, desenvolvidos respectivamente para iPhones e smartphones Android.

    Tudo para o motorista evitar distrações e tirar as mãos do volante pelo menor tempo possível, especialmente no que se refere a acessar redes sociais e digitar ou conferir mensagens de texto – mau hábito apontado por especialistas como responsável por um alto volume de acidentes de trânsito.

    A Nissan bolou uma alternativa bastante radicial para solucionar o problema, usando tecnologia criada há mais de 150 anos: a “gaiola de Faraday”, um dispositivo que consiste basicamente em criar uma “gaiola” ou invólucro metálico que conduz energia elétrica na sua superfície, mas impede que ela chegue ao seu interior.

    Compartimento no console central isola o sinal do aparelho

    É uma espécie de blindagem eletroestática, largamente usada na indústria para evitar que aparelhos eletroeletrônicos sensíveis sofram influência eletromagnética de agentes externos – guitarras elétricas, por exemplo, utilizam esse recurso para cortar eventuais ruídos e chiados.

    O dispositivo da Nissan é bem simples: basta colocar o celular na tal “gaiola”, adaptada no apoio de braço dianteiro, e fechar a portinhola que o sinal do celular será cortado enquanto o aparelho estiver guardado no compartimento. Basta retirá-lo que o sinal é retomado no ato.

    A tecnologia foi batizada como Nissan Signal Shield (escudo de sinal da Nissan) e, de acordo com a montadora, proporciona um “detox digital” e permite uma “condução livre de distrações”.

    O aparelho ainda é um conceito e não tem previsão de lançamento para os veículos da montadora de origem japonesa. Nas fotos de divulgação, ele foi instalado em um Nissan Juke.

    Publicado em 14/06/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados