Em temos de carros cada vez mais conectados, as montadoras e empresas parceiras buscam formas seguras de integração das suas centrais multimídia com telefones celulares, usando comandos de voz, botões de comando integrados ao volante e interfaces mais limpas e simples, a exemplo dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, desenvolvidos respectivamente para iPhones e smartphones Android.
Tudo para o motorista evitar distrações e tirar as mãos do volante pelo menor tempo possível, especialmente no que se refere a acessar redes sociais e digitar ou conferir mensagens de texto – mau hábito apontado por especialistas como responsável por um alto volume de acidentes de trânsito.
A Nissan bolou uma alternativa bastante radicial para solucionar o problema, usando tecnologia criada há mais de 150 anos: a “gaiola de Faraday”, um dispositivo que consiste basicamente em criar uma “gaiola” ou invólucro metálico que conduz energia elétrica na sua superfície, mas impede que ela chegue ao seu interior.
É uma espécie de blindagem eletroestática, largamente usada na indústria para evitar que aparelhos eletroeletrônicos sensíveis sofram influência eletromagnética de agentes externos – guitarras elétricas, por exemplo, utilizam esse recurso para cortar eventuais ruídos e chiados.
O dispositivo da Nissan é bem simples: basta colocar o celular na tal “gaiola”, adaptada no apoio de braço dianteiro, e fechar a portinhola que o sinal do celular será cortado enquanto o aparelho estiver guardado no compartimento. Basta retirá-lo que o sinal é retomado no ato.
A tecnologia foi batizada como Nissan Signal Shield (escudo de sinal da Nissan) e, de acordo com a montadora, proporciona um “detox digital” e permite uma “condução livre de distrações”.
O aparelho ainda é um conceito e não tem previsão de lançamento para os veículos da montadora de origem japonesa. Nas fotos de divulgação, ele foi instalado em um Nissan Juke.
Publicado em 14/06/2017