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  • Mais vendido do Brasil, Onix leva nota zero em teste de colisão
  • Modelo foi avaliado pelo Latin NCAP e zerou a nota devido à deformação excessiva da coluna B. Proteste vai pedir retirada do carro do mercado
  • Por Alessandro Reis

    O Onix, carro mais vendido do Brasil, levou nota zero na proteção para adultos no mais recente teste de impacto realizado pelo Latin NCAP, órgão independente de segurança viária para países da América Latina e do Caribe. A avaliação rebaixou a classificação que o hatch havia obtido em outro "crash-test" feito pela entidade em 2014, quando ele foi classificado com três estrelas de cinco possíveis nesse quesito.

    No teste, que foi divulgado hoje (11), o Onix manteve as três estrelas que havia obtido há três anos em relação à proteção para crianças. O mau desempenho dessa vez acontece após o Latin NCAP aplicar regras mais rígidas na sua análise, não restrita apenas aos testes de colisão frontal já aplicados, mas que passaram a incluir colisão lateral, colisão lateral em poste e avaliação da disponilidade do controle eletrônico de estabilidade e da eficiência do seu funcionamento.

    Em 2014, quando a avaliação era menos rigorosa, hatch levou nota melhor

    O Onix zerou a nota justamente no "crash-test" lateral, no qual a coluna B, localizada na região central das portas, sofreu grande deformação, causando a compressão do tórax do passageiro dianteiro maior que o aceitável - se houver nota zero em um dos três testes previstos, ela acaba prevalecendo. O resultado colocou o Onix em desvantagem em relação a outros dois hatches da concorrência, avaliados em 2016, já com os critérios mais exigentes: Fiat Palio, que levou uma estrela para adultos e três para crianças, e Peugeot 208, com duas e três estrelas, respectivamente. Veja o vídeo.

    Para Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, a situação é preocupante: "É uma grande desilusão para o Latin NCAP que fabricantes líderes como a GM continuem a oferecer carros zero estrela na América Latina. Os consumidores se merecem muito mais que esses resultados que não cumprem com os padrões por parte de empresas que sabem perfeitamente como fabricar carros muito mais seguros", declarou.

    A Proteste, entidade de defesa do consumidor, foi mais longe e anunciou que vai pedir a retirada do Onix do mercado por falta de segurança. "É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste, foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU, para a Europa, nem pela Norma Federal de Segurança Veicular, aplicada nos Estados Unidos.Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A Proteste, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado", afirmou Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste.

    Após a divulgação do resultado, a GM se manifestou, dizendo que o "Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul" e que o hatch, líder em emplacamentos no Brasil desde 2015, "é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul".

    Publicado em 11/05/2017


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