Depois de revelar a primeira reestilização da atual geração do EcoSport no Salão de Los Angeles (EUA), a Ford voltou a mostrar o SUV renovado no Salão de Detroit, realizado até 22 deste mês na cidade norte-americana. Dessa vez, a marca confirmou o lançamento no Brasil da novidade para o primeiro semestre desde ano, pouco antes da estreia do SUV compacto nos Estados Unidos, onde ainda não é comercializado.
A atualização visual do utilitário esportivo segue o estilo adotado em modelos recentes da Ford, como os novos Ranger e Edge. Na dianteira, destaca-se a grade hexagonal em posição mais elevada, junto ao capô, enquanto faróis, para-choque e faróis de neblina foram redesenhados.
Na traseira, o formato das lanternas não teve alteração. Ao menos nas quatro versões que serão disponibilizadas nos EUA (S, SE, SES e Titanium), o utilitário esportivo derivado do Fiesta não traz o tradicional estepe preso na tampa traseira, como ocorre desde o lançamento do modelo no Brasil, no começo dos anos 2000. No Reino Unido e outros países europeus, o EcoSport também conta com tampa traseira sem o pneu sobressalente - no lugar dele, vai a placa, logo abaixo de um friso cromado.
Nos Estados Unidos, o SUV será comercializado com o motor tricilíndrico 1.0 EcoBoost turbo e tração dianteira ou 2.0 aspirado e tração integral. O câmbio é sempre automático de seis marchas, sinalizando que a Ford está aos poucos tirando de linha o automatizado de dupla embreagem Powershift - hoje disponível no Brasil para o próprio Eco, além de Focus e Fiesta.
No Brasil, o EcoSport também deverá ser oferecido com o 1.0 EcoBoost, já disponível no país para o Fiesta Titanium, e também com o novo propulsor 1.5 de três cilindros Dragon, aspirado, e o conhecido 2.0 Duratec.
Enquanto as mudanças externas no utilitário esportivo não foram significativas, não passando de um facelift de meia-vida, por dentro o modelo mudou bastante, e para melhor. Volante, console e painel são novos e as versões mais caras trazem central multimídia com tela flutuante de oito polegadas, colorida, de boa resolução e sensível ao toque, representando uma grande evolução em relação ao sistema atualmente disponível para o Eco.
A nova central traz a terceira geração da interface Sync e compatibilidade com os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay. Na versão topo de linha Titanium, o som é da marca Bang & Olufsen, com 675 W de potência, dez alto-falantes e um subwoofer traseiro.
Publicado em 10/01/2017