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  • Ford apresenta novo protótipo autônomo do Fusion Hybrid
  • Sedã recebeu melhorias nos sensores e no software de gerenciamento. Novidade será exposta este mês em 2 eventos nos EUA
  • Por Alessandro Reis

    A Ford deu uma prévia da nova geração do Ford Fusion Hybrid equipada com tecnologias de condução autônoma, desenvolvida como protótipo e que traz as modificações visuais, mecânicas e eletrônicas recentemente lançadas no Brasil para as versões de produção seriada do sedã de luxo.

    A novidade será oficialmente apresentada ao público neste mês em dois eventos: a CES, feira de eletrônica e tecnologia realizada de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, e o Salão de Detroit, que abre as portas ao píblico na cidade norte-americana entre os dias 8 e 22 de janeiro.

    Meta da Ford é lançar comercialmente um veiculo 100% autônomo até 2021

    Assim como o Fusion 2017 "comum", o protótipo híbrido e autônomo traz a mesma plataforma que era utilizada no Fusion 2016, mas ganhou um software com maior poder de processamento - o veículo, como outros protótipos equipados com tecnologia de condução autônoma, traz câmeras e sensores em várias partes da carroceria para "perceber" o trânsito ao seu redor e, mediante o processamento de uma central eletrônica, "toma decisões" para acelerar, frear e esterçar o volante por conta própria, seguindo um trajeto predeterminado.

    Segundo a Ford, esses sensores foram reposicionados e receberam ajustes para que o carro possa "enxergar" melhor os veículos, pedestres e obstáculos no seu entorno. Essas mudanças incluem os sensores LIDAR, que funcionam como radares, mas, em vez de ondas de rádio, usam pulsos de luz a laser para detectar objetos e seres vivos no seu entorno. Os aprimoramentos nos sensores LIDAR incluem um novo desenho, com campo de visão mais preciso, o que permitiu trocar as quatro unidades anteriores por apenas duas.

    A Ford planeja lançar comercialmente seu primeiro automóvel autônomo produzido em série até 2021, com produção em larga escala. Atualmente, carros autônomos não são permitidos pela legislação de trânsito de nenhum país - a homologação, no entanto, permite carros semiautônomos, capazes de rodar sozinhos em determinadas situações, mas com tempo de ação limitado e sempre sob a supervisão do motorista, que deve estar pronto a assumir o volante em caso de emergência.

    Publicado em 02/01/2017


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