Home > Notícias > Imposto sobre carros pequenos na China aumentará 50%
  • Notícias
  • Imposto sobre carros pequenos na China aumentará 50%
  • Carros com motores até 1,6 litro passarão a pagar 7,5% de imposto sobre o valor de venda a partir de janeiro do ano que vem. Atualmente, o imposto é de 5%
  • Por B.V.

    As notícias veiculadas na imprensa chinesa nos últimos dias, sobre uma possível elevação dos impostos sobre as vendas de carros pequenos, foram confirmadas hoje pelo governo chinês.

    O aumento na taxação será executado em etapas, iniciando no ano que vem. Os carros com motores de até 1,6 litro, que atualmente pagam cinco por cento de imposto sobre o valor de venda, passarão a pagar 7,5 por cento em 2017 e, em 2018, 10 por cento.

    O imposto havia sido reduzido de 10 para 5% no ano passado para impulsionar as vendas, que estava estagnadas

    O atual valor de cinco por cento foi estabelecido pelas autoridades chinesas com a intenção de impulsionar as vendas em outubro de 2015 e representam uma redução pela metade do imposto cobrado até então. Com a diminuição, os carros pequenos voltaram a vender bem.

    Até novembro deste ano, as vendas de veículos leves na China aumentaram 16 por cento em relação às do ano passado, atingindo um total de 21,7 milhões de unidades. Especificamente em relação aos carros com motores de até 1,6 litro, o crescimento foi ainda maior, de quase 23 por cento, totalizando 15,6 milhões de veículos.

    O incentive decretado em 2015 deveria terminar em 31 de dezembro próximo, mas a Associação dos Fabricantes de Automóveis da China pediu sua prorrogação. Embora não concordando com o apelo, o governo decidiu contemporizar, dividindo o aumento em duas etapas.

    A taxação sobre o valor de venda é muito importante na China, onde a maioria dos veículos são pagos à vista, com dinheiro proveniente das economias do comprador. Por isso, a diferença no preço total não é diluída ao longo do financiamento, como poderia ocorrer em outros países.

    Publicado em 19/12/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados