Home > Notícias > China: vendas de carros em queda
  • Notícias
  • China: vendas de carros em queda
  • Vendas de automóveis caem no maior mercado do mundo. Corte nos incentivos derruba interesse por elétricos e híbridos
  • Por Jorge Meditsch

    As vendas de veículos leves na China caíram em outubro pelo 16º mês consecutivo. A demanda por veículos eletrificados vem caindo há quatro meses seguidos, devido ao fraco crescimento da economia.

    A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis informou que as entregas de automóveis e comerciais leves caíram no mês passado 5,8 por cento para menos de 1,93 milhão de unidades.

    As vendas de veículos novos somaram 2,28 milhões de unidades em outubro, uma queda de quatro por cento em relação a um ano atrás.

    Esta última redução de volume segue o declínio de 5,2 por cento em setembro e 6,9 por cento em agosto.

    Os meses chamados de "Setembro de Ouro" e "Outubro de Prata" pela indústria automotiva chinesa, representam tradicionalmente o pico de vendas no ano. Por isso, o declínio das vendas durante a alta estação é um golpe na esperança de uma retomada no final do ano. Até três anos atrás, as vendas de automóveis na China vinham tendo aumentos anuais na casa dos dois dígitos.

    As vendas de janeiro até outubro na China caíram 9,7 por cento, para um total de 20,65 milhões de unidades. Ao longo dos primeiros dez meses do ano, as vendas de veículos leves desabaram 11 por cento para aproximadamente 17,17 milhões de unidades, enquanto as de veículos comerciais novos diminuíram 2,5 por cento, para 3,48 milhões.

    Elétricos

    A demanda por veículos eletrificados caiu pelo quarto mês consecutivo, depois que o governo chinês cortou os subsídios para carros elétricos e plug-ins em junho passado. Em outubro, as vendas de veículos movidos a bateria e híbridos plug-in diminuíram 46 por cento, para cerca de 75,000 carros. O total inclui 59.000 carros elétricos e 16.000 plug-ins.

    Entre janeiro e outubro, as vendas totais de veículos eletrificados na China mantiveram um crescimento de 10 por cento, para aproximadamente 947.000 unidades. O total inclui 750.000 veículos elétricos, 196.000 híbridos plug-in e 1.327 veículos com células de combustível.

    A China vinha incentivando os veículos elétricos, criando cotas obrigatórias para as fabricantes. Mas devido a problemas fiscais, o governo cortou subsídios para o setor, elevando os preços dos veículos. Antes do corte, o mercado para os carros eletrificados vinha vivendo um ótimo momento, com um crescimento, no ano passado, de 62 por cento.

    Publicado em 13/11/2019


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados