O domínio das fabricantes multinacionais na China está sob ameaça, pelo menos na área dos veículos elétricos.
A China é considerada o maior mercado mundial para os carros movidos a bateria. Até o final de abril deste ano, cerca de 1,49 milhão de carros híbridos e elétricos puros foram vendidos no país, mais do que o dobro do mesmo período no ano passado. Eles representam aproximadamente 23 por cento do mercado total de veículos no país.
A lista das 10 fabricantes líderes na área dos elétricos e eletrificados no mercado chinês tem só um participante estrangeiro: a Tesla. Quem lidera o ranking é a BYD, com 390 mil carros vendidos até o mês passado.
As marcas globais, americanas, europeias e de outros países asiáticos, dominam o mercado chinês desde os anos 1990, com uma participação entre 60 e 70 por cento nas vendas locais. Mas nos primeiros quatro meses de 2022, ela caiu para 52 por cento – em abril, para 43 por cento.
O Grupo Volkswagen e a General Motors, ambos com várias marcas, dominaram o mercado chinês nas duas últimas décadas e as vendas na China representam entre 12 e 13 por cento de suas vendas globais. A concorrência chinesa na área dos elétricos pode representar uma ameaça bastante significativa para essas marcas.
Publicado em 26/05/2022