Home > Notícias > Vendas de carros voltam a crescer na China
  • Notícias
  • Vendas de carros voltam a crescer na China
  • Procura por utilitários esportivos interrompe ciclo de queda de três meses
  • Por Jorge Meditsch
  • A venda de veículos leves na China atingiu 1,75 milhão de unidades em setembro, registrando um aumento de 3,3 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado foi impulsionado pela forte procura por utilitários esportivos e encerrou um período de três meses de queda nas vendas.

    No mês de setembro, as vendas de SUVs no país aumentaram quase 59 por cento em relação ao ano passado, chegando a 566.500 veículos.

    Redução nos impostos sobre carros com motores 1,6 litro ou menores deve favorecer o mercado nos próximos meses

    Apesar do resultado total positivo, as vendas de outros tipos de carros na China continuaram a cair fortemente. A procura por sedãs, por exemplo, teve uma queda de aproximadamente 11 por cento, enquanto os veículos multiuso (MPVs) tiveram 4,1 por cento menos emplacamentos. A maior queda percentual foi nas vendas das microvans, 31 por cento.

    Apesar das quedas nesses segmentos, a soma das vendas nos primeiros nove meses de 2015 aumentou 2,8 por cento em relação ao mesmo período de 2014, atingindo 14,5 milhões de carros. A expectativa para o restante do ano é positiva, com base na redução pela metade do imposto cobrado nas vendas de carros com motores 1,6 litro ou menores, decretada pelo governo chinês.

    A redução no imposto entrou em vigor no dia 1º de outubro e deve vigorar até o final do ano que vem. Ela faz parte de um pacote de medidas que proíbe os governos locais de limitarem as vendas de veículos elétricos e incentiva o desenvolvimento de baterias, modelos híbridos plug-in e carros puramente elétricos.

    Publicado em 13/10/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados