De acordo com levantamento do Procon-SP, apesar do grande número de recalls de automóveis registrado no primeiro semestre deste ano, a adesão dos clientes às campanhas preventivas foi pequena. O órgão de defesa do consumidor informa que, nos primeiros seis meses de 2016, houve 57 recalls no Brasil, envolvendo 911.028 veículos, dos quais apenas116.830 proprietários realizaram os reparos solicitados - o número corresponde a 12,82% do total de chamamentos.
Essa baixa adesão não é exclusiva do primeiro semestre de 2016. Segundo o Procon-SP, de 2002 a 2015, houve 724 campanhas de recall, somando 11.302.987 veículos, enquanto somente 5.575.770 foram levados a uma concessionária para a correção do respectivo defeito - aproximadamente a metade do total.
Na avaliação do órgão, a adesão seria maior se as montadoras investissem mais na divulgação das informações dos recalls aos consumidores, sobretudo ressaltando a importância das campanhas na prevenção a acidentes.
Publicado em 10/10/2016