No Brasil, a versão moderna do Fusca, chamada de Beetle em outros mercados, já traz características de carro esportivo, como motor 2.o turbo de 211 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas e velocidade máxima de 224 km/h.
São números respeitáveis, porém superados pelo próprio Fusca. Na verdade, uma unidade extensamente modificada, batizada como Beetle LSR, que traz o mesmo bloco de dois litros turbinado da versão para o consumidor final, porém retrabalhado para entregar impressionantes 550 cv de potência e 58,2 kgfm de torque - para se ter uma ideia, a configuração convencional rende 28,6 kgfm.
Esse salto no desempenho foi possível com a adição de outra turbina, bem como alterações nos pistões e em outros componentes. Esses predicados possibilitaram a quebra de recorde de velocidade para um Fusca, obtido no deserto de sal de Bonneville, nos EUA: 330 km/h de máxima.
Para alcançar com segurança a velocidade típica de superesportivos de marcas como Ferrari e Porsche, o Beetle LSR traz outras alterações, como suspensão mais rígida e rebaixada ao extremo, pneus especiais para manter a aderência no sal de Bonneville e uma grande asa traseira. O protótipo também recebeu um diferencial autoblocante.
Tamanha foi a velocidade atingida pelo Fusca preparado que foram necessários dois para-quedas para frear o cupê, instalados logo abaixo da asa traseira.
Publicado em 20/09/2016