Home > Notícias > Koenigsegg diz que falha em ABS causou acidente em Nürburgring
  • Notícias
  • Koenigsegg diz que falha em ABS causou acidente em Nürburgring
  • Unidade rara do One:1, avaliada em mais de R$ 9 milhões, 'rodou' durante teste de performance no circuito alemão
  • Por Alessandro Reis

    A Koenigsegg, fabricante sueca de superesportivos, divulgou comunicado para esclarecer as causas do acidente envolvendo uma unidade do One:1 na segunda-feira passada (18), durante testes de desempenho no circuito alemão de Nürburgring. Na ocasião, o carro rodou em uma curva e acabou atingindo a barreira de proteção, ficando bastante danificado. Cada uma das sete unidades produzidas do modelo tem preço em torno dos R$ 9,3 milhões.

    De acordo com a montadora, a batida aconteceu devido a uma falha do sensor do ABS da roda dianteira esquerda. A Koenigsegg informou que o componente apresentou mau funcionamento instantes antes de o piloto fazer uma freada forte, na entrada da curva. Uma luz de advertência se acendeu no painel de instrumentos, mas, aparentemente, o condutor não percebeu.

    Montadora sueca afirma que vai reconstruir o superesportivo de 1.379 cv

    Ainda segundo a empresa, o One:1 estava a 170 km/h quando rodou e acabou colidindo. Quando acertou a barreira, a velocidade havia caído para cerca de 109 km/h. Ainda assim, a batida foi forte o suficiente para fazer o esportivo ser lançado aproximadamente 22 metros no ar, antes de cair no solo e parar. O piloto chegou a ser hospitalizado, porém foi liberado no mesmo dia.

    A Koenigsegg afirmou, ainda, que o defeito no ABS foi um episódio "estraordinário" envolvendo um software confiável, mas complementa que vai implementar mudanças para tornar o sistema de alerta mais eficaz. A montadora planeja, ainda, reconstruir o carro danificado. O acidente foi registrado em vídeo.

    O One:1 traz motor V8 biturbo de 1.379 cv de potência e impressionanes 140 kgfm de torque e é capaz de atingir a velocidade máxima de 440 km/h, de acordo com a Koenigsegg.

    Publicado em 21/07/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados