Home > Notícias > Detran-SP aceita indicação de condutor pela internet em caso de multa
  • Notícias
  • Detran-SP aceita indicação de condutor pela internet em caso de multa
  • Anteriormente, serviço estava disponível apenas em agências físicas ou via Correios. Site também permite acompanhar recursos
  • Por Alessandro Reis

    Agora, já é possível, ao receber uma multa, indicar via internet o condutor do veículo no momento da infração e também acompanhar o andamento de recursos relativos às penalidades de trânsito. Os serviços foram disponibilizados no site do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), no endereço www.detran.sp.gov.br e anteriormente já podiam ser solicitados em um posto de atendimento do órgão ou via Correios.

    Indicar o real condutor evita o recebimento de pontos na CNH

    Essa é uma requisição antiga dos condutores de veículos no estado paulista, pois, muitas vezes, o condutor infrator não é o proprietário do veículo. O procedimento faz com que os pontos sejam registrados no prontuário da CNH daquele que realmente cometeu a infração. A facilidade, entretanto, não vale para qualquer multa: o departamento só aceita penalidades emitidas por ele, excluindo, por exemplo, aquelas provenientes da companhia de trânsito do municío de São Paulo.

    Acessar o serviço on-line é fácil. Basta acessar o site oficial do Detran-SP, clicar no link "Infrações", selecionar a opção "Indicação de condutor do veículo" e clicar em "Faça pela internet", depois de ler atentamente as instruções. Para ter acesso aos serviços on-line do órgão de trânsito, é preciso ter login e senha, mediante cadastro, com os dados do proprietário do automóvel.

    Após efetuado o pedido de recurso pela internet, o usuário vai receber pelos Correios um formulário, que deverá ser assinado juntamente com os dados do infrator. O documento, então, precisa ser escaneado e o arquivo é enviado ao Detran-SP por meio do site. Uma vez recebido o recurso, seu andamento poderá ser acompanhado on-line.

    Publicado em 15/06/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados