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  • Versão híbrida plug-in do Fusion tem autonomia de 980 km, diz Ford
  • Denominada Energi, nova configuração à venda nos Estados Unidos pode ser abastecida na tomada e no posto de combustível
  • Por Alessandro Reis

    A linha 2017 do Ford Fusion chega ainda neste ano ao Brasil, com aprimoramentos mecânicos e mudanças visuais por dentro e por fora, sem no entanto mudar de geração. Nos Estados Unidos, onde o sedã grande renovado já está à venda, o Fusion traz uma configuração híbrida do tipo plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas também na rede elétrica e que combina motor elétrico e a combustão.

    A configuração é chamada de Fusion Energi e, de acordo com a fabricante, é capaz de rodar até 980 km com o tanque cheio e carga completa das baterias - essa autonomia combinada, afirma a montadora, é a maior dentre todos os automóveis do tipo no mercado norte-americano. Segundo a Ford, esse desempenho é possível graças a nova tecnologia de software do motor, associada à frenagem regenerativa, que aproveita a energia que sria perdida ao acionar os freios para levar carga para as baterias com o veículo em movimento.

    A empresa também afirma, com base em uma pesquisa encomendada por ela própria, que a autonomia proporcionada pelo novo Fusion Energi é mais que o dobro da média dos demais carros híbridos vendidos nos Estados Unidos, que é de 420 km.

    Reestilizado, novo Fusion será lançado no Brasil neste ano. Versão Energi não está confirmada

    A Ford não informa se há planos de trazer o híbrido plug-in para o nosso mercado (o sedã é importado do México). Aqui, atualmente a Ford comercializa o Fusion Hybrid linha 2016, que não recarrega as baterias na tomada mas também traz freios regenerativos, com preço sugerido de R$ 149,9 mil. Aqui, é a configuração mais cara do sedã, combinando motor elétrico e outro a gasolina, que entregam uma potência combinada de 190 cv . O câmbio é do tipo CVT e, de acordo com o programa de eficiência energética do Inmetro, é um dos carros de menor consumo do país, com média de 16,8 km/l de gasolina na cidade.

    A reestilização do Fusion, apresentada no início do ano no Salão de Detroit 9EUA), manteve as linhas da carroceria praticamente inalteradas, mas houve mudanças na grade dianteira, nos para-choques e no desenho dos faróis, que receberam iluminação por LEDs. Na traseira, as lanternas agora são unidas por um friso cromado, que se estende logo acima da placa.

    Publicado em 01/06/2016


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