A Porsche está firme na onda do turbo e dos motores menores, como comprovam os novos 911, que abandonou a opção de propulsor naturalmente aspirado nas configurações convencionais, e 718 Boxster, equipado com bloco de quatro cilindros. Mas os fãs da marca alemã fiéis à velha escola podem respirar sossegados com o chegada do 911 R, uma das atrações da montadora no Salão de Genebra, na Suíça.
Além de trazer pintura diferenciada, na cor branca e com duas faixas vermelhas que se estendem do capô até a traseira, a novidade traz os ingredientes tanto prezados pelos puristas: motor aspirado de quatro litros e seis cilindros posicionados na horizontal e câmbio manual de seis marchas com pedal de embreagem.
De acordo com a fabricante, o 911 R entrega 507 cv de potência e 46,9 kgfm de torque, força despejada diretamente no eixo traseiro, que traz bloqueio mecânico de diferencial para maior aderência em curvas rápidas. A Porsche afirma que a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 3,7 segundos, com velocidade máxima de 323 km/h.
Para segurar tanto ímpeto, os freios a disco são de cerâmica com pinças amarelas, constrastando com a pintura branca fosca das rodas de liga leve de 20 polegadas com parafuso central, como em modelos de competição. O peso é de 1.370 kg.
Na Europa, o 911 R já pode ser encomendado pelo preço inicial de 184,9 mil euros (aproximadamente R$ 783,4 mil na conversão direta) e será lançado nos Estados Unidos em meados deste ano.
Publicado em 02/03/2016