Home > Notícias > Ford cria pista de testes na Bélgica com os 'piores buracos do mundo'
  • Notícias
  • Ford cria pista de testes na Bélgica com os 'piores buracos do mundo'
  • Trecho de cerca de 2 km no Campo de Provas de Lommel reproduz trechos das estradas mais perigosas de 25 diferentes países
  • Por Alessandro Reis

    As principais montadoras de automóveis mantêm pistas privadas que simulam diferentes situações cotidianas de trânsito para testar a dirigibilidade e a resistência de modelos em desenvolvimento. Nesses locais, protótipos passam por testes duros que somam milhares de quilômetros rodados, tudo para que resistam bem a asfalto ruim, valetas e lombadas.

    Nesse sentido, a Ford construiu esses e outros obstáculos em um trecho de dois quilômetros de pistas do Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, trazendo crateras e outros desníveis reproduzidos, de acordo com a montadora, de mais de cem trechos perigosos de estradas de 25 países.

    Hoje, a fabricante tem projetos globais de automóveis para venda em vários mercados e, por isso, precisam estar adaptados a situações de rodagem bastante diversas.

    Protótipos são 'castigados' a mais de 70 km/h em lombadas, valetas e crateras

    Em Lommel, sistemas de suspensão e chassi são duramente castigados em velocidades de até 74 km/h. Uma série de sensores, bem como equipamento semelhante a sismógrafo, que mede terremotos, são utilizados para avaliar as cargas e as tensões sobre os componentes e determinar as especificações e os materiais a serem usados na fabricação em série.

    Publicado em 19/02/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados