Home > Notícias > Conceito da Audi abastecido com hidrogênio tem autonomia de 600 km
  • Notícias
  • Conceito da Audi abastecido com hidrogênio tem autonomia de 600 km
  • H-Tron Concept combina tecnologia de célula de hidrogênio e baterias de íon-lítio para acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos
  • Por Alessandro Reis

    Conforme antecipado, a Audi levou para o Salão de Detroit (EUA), aberto até 24 de janeiro, o protótipo de um SUV (utilitário esportivo) com propulsão a hidrogênio. OH-Tron Concept é uma variante do elétrico E-Tron Quattro Concept, exibido no Salão de Frankfurt, Alemanha.

    A diferença é que H-Tron também conta com propulsão elétrica, mas também traz tecnologia de célula de hidrogênio - esse conjunto permite, de acordo com a fabricante, alcançar uma autonomia de 600 km, 100 km a mais que a versão elétrica do utilitário, também ainda conceitual e que deve dar origem a um modelo de produção seriada da família Q em 2018.

    Células fotovoltaicas no teto ajudam a ampliar a autonomia

    O novo protótipo combina sistema de célula de hidrogênio com baterias de íon-lítio, usadas em automóveis elétricos convencionais e traz células fotovoltaicas no teto que, segundo a Audi, proporciona sozinha cerca de mil km de autonomia adicionais a cada ano, reabastecendo o veículo por meio de raios solares.

    Sozinha, a célula de hidrogênio proporciona potência de 148 cv, enquanto as baterias entregam mais 134 cv, disponíveis em períodos curtos de tempo, como um "boost". Mas o que chama mesmo a atenção é o torque combinado de 56 kgfm, com a força enviada a motores elétricos nos dois eixos, resultando em tração nas quatro rodas.

    A Audi informa que a novidade é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em sete segundos. Visualmente, oH-Tron Concept é semelhante por dentro e por fora aoE-Tron Quattro Concept e, como sua variante elétrica, traz elementos de como será a próxima geração dos SUVs da família Q.

    Publicado em 11/01/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados