Home > Notícias > Contran suspende instalação de chip identificador em veículos zero-quilômetro
  • Notícias
  • Contran suspende instalação de chip identificador em veículos zero-quilômetro
  • Decisão do Conselho Nacional de Trânsito derruba o Simrav, que previa localização dos veículos via GPS
  • Por Alessandro Reis

    Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) suspendeu a exigência de instalação de bloqueador e rastreador em automóveis zero-quilômetro, que seria obrigatória a partir de janeiro de 2016. Com isso, fica suspenso o Simrav (Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos), embora o cronograma do Siniav (Sistema Nacional de Identificação de Veículos) continua valendo, com previsão de implantação para o início do ano que vem.

    Obrigatoriedade foi barrada pela Justiça, mas projeto semelhante deve começar a valer em janeiro

    Tanto o Simrav quanto o Siniav têm o objetivo de prevenir furtos e roubos, além de proporcionar maior controle da frota de veículos para, por exemplo, multar automóveis com o licenciamento vencido de forma autômata. A diferença é que o primeiro chip utiliza tecnologia de localização GPS, enquanto o segundo tem instalação prevista não apenas em veículos zero-quilômetro, como também os usados.

    O governo federal propôs o Siniav em 2006 e desde então sua implantação do sistema tem sido constantemente adiada por conta de questões técnicas e jurídicas. A tecnologia, que usa radiofrequência e atribui um código único para cada automóvel, utilitário ou motocicleta.

    Leitores instalados em pontos estratégicos seriam capazes de identificar a placa e apontar imediatamente se aquele veículo tem multas ou débitos pendentes, comunicando imediatamente fiscais de trânsito ou agentes policiais.

    Publicado em 21/10/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados