Home > Colunas > Roda Livre > Sistema da Bosch desliga o motor nas desacelerações
  • Roda Livre
  • Sistema da Bosch desliga o motor nas desacelerações
  • Equipamento permite que o carro "role" com o motor desligado, economizando combustível e poluindo menos
  • Por Jorge Meditsch
  • Sistemas start/stop, que desligam o motor do carro quando ele para, são cada vez mais comuns nos novos lançamentos internacionais. Afinal, não há razão para manter o motor queimando combustível quando o veículo não se movimenta.

    Uma das maiores fornecedoras desses sistemas que economizam combustível e diminuem as emissões de poluentes, a Bosch agora está indo mais além: seu novo start/stop também corta o funcionamento do motor quando o carro roda sem o motorista acelerar.

    Toda a vez que o carro mantiver a velocidade sem que o motorista pise no freio ou no acelerador, o novo sistema desliga o motor. Qualquer toque num dos dois pedais fazem com que volte a funcionar imediatamente.

    Economia de combustível com o novo sistema pode passar de dez por cento. A tecnologia serve para todo o tipo de motor a combustão

    Segundo a Bosch, uma longa série de testes de rodagem mostraram que, em média, a maioria dos veículos “rola” por aproximadamente um terço da distância percorrida. O desligamento do motor nessa situação pode levar a uma economia de consumo de cerca de 10 por cento. A empresa afirma que, se todos os carros que circulam na Alemanha, por exemplo, estivessem equipados com o novo sistema, haveria uma redução anual de emissões de gás carbônico (CO2) de mais de 30 mil toneladas.

    Um efeito adicional é que, sem a resistência mecânica oferecida pelo motor, os carros podem rolar por distâncias bem maiores que numa configuração tradicional.

    Sistemas desse tipo, também chamados de “roda livre eletrônica”, já são encontrados em alguns carros modernos, entre eles modelos da Audi, em que são ativados quando o motorista opta pelo modo de condução econômico.

    Segundo a Bosch, seu novo sistema pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de motor a combustão, inclusive em carros híbridos, e requer poucas peças adicionais para instalação. A empresa oferece inclusive uma opção para carros com câmbio manual, associada ao sistema Bosch eClutch, que desacopla a embreagem sempre que o carro estiver rodando sem ser acelerado.

    Publicado em 09/01/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados