Home > Autoavaliação > Peugeot 2008 chega para a briga dos SUVs compactos
  • Autoavaliação
  • Peugeot 2008 chega para a briga dos SUVs compactos
  • Derivado do hatch 208, modelo da Peugeot é mais uma opção no segmento que mais cresce no país
  • Por Claudio Larangeira

    Peugeot 2008

    A Peugeot lança o modelo 2008, como um crossover, modelo que entra na disputadíssima fatia de mercado dos utilitários urbanos compactos, onde tivemos todos os lançamentos desse ano. Com concorrentes se apresentando como SUVs compactos, utilitários esportivos compactos ou minivans, a escolha do comprador será pelos equipamentos, versões e principalmente, preços. O segmento que começou com o Ford Ecosport, Chevrolet Tracker e Citroen Aircross, tem ainda o Renault Duster, Jeep Renegade, Honda HRV, Peugeot 2008, Jac T6 e, em breve, o Suzuki Cross.

    O 2008 é montado na mesma plataforma do modelo 208 e tem o seu acabamento interior igual, exceto pelo desenho da alavanca do freio de estacionamento. O projeto durou três anos, com um investimento de 400 milhões de reais e contou com a participação de engenheiros da França, Brasil e China. Seu índice de nacionalização é de 80% e tem uma previsão de vendas de 1000 unidades/mês.

    A avaliação do modelo, feita pela imprensa especializada foi no Sul da Bahia, partindo de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Santo André. Nos primeiros quilômetros, em estradas de asfalto e trechos urbanos com muitas lombadas, o 2008 se comportou muito bem. Confortável, boa estabilidade, apesar da altura do solo de 20 centímetros e apresenta baixo ruído, mesmo com pneus para uso misto. Nos trechos em terra e areia, nada radical, seu comportamento é melhor que um hatch.

    Numa parte do roteiro, foi preparado um buraco com lama e agua, para avaliação do Grip Control, um sistema eletrônico inteligente que atua no sistema de freios e rotação do motor, controlando e distribuindo a potência nas rodas, em situações de baixa aderência. O Grip Control tem 5 regulagens: normal, neve, lama, areia e desligado. Quando o carro atolava na subida desse local, o comportamento mudava ao acionar o sistema.

    Testamos inicialmente um modelo automático, com o motor 1.6 FlexStar, de 122 cv, abastecido com etanol. Esse motor atende bem a performance do carro, com seus 1.205 quilos. Em Santo André, na estrada para a balsa, aceleramos o modelo Griffe Turbo THP - um dos melhores motores turbo do mercado. O turbo enche aos 1400 rpm e vai até o limite da rotação, sobrando potência para o 2008.

    O motor turbo da Peugeot é um dos melhores disponíveis no mercado

    O acabamento interno é igual ao modelo 208, bancos em tecido nos modelos Allure e couro nos modelos Griffe. O volante sportdrive, de dimensões reduzidas e empunhadura revestida em couro.

    Versões e preços:

    Allure mecânico R$ 67.190,00

    Allure automático R$ 70.890,00

    Griffe mecânico R$ 71.290,00

    Griffe automático R$ 74.990,00

    Griffe Turbo THP R$ 79.590,00

    Publicado em 14/04/2015

    Galeria Relacionada 13/04/2015 - Peugeot 2008

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados