Home > Autoavaliação > Peugeot 5008 - tamanho família
  • Autoavaliação
  • Peugeot 5008 - tamanho família
  • Com o lançamento desse modelo de sete lugares, a marca francesa passa a contar com três versões de SUV no mercado brasileiro
  • Por Jorge Meditsch

    A família Peugeot de utilitários esportivos ganha seu terceiro membro – e ele é tamanho família. O Peugeot 5008 é uma versão alongada do 3008, lançado com sucesso no Brasil no ano passado. O maior tamanho – quase 20 cm a mais - permite que leve até sete passageiros, os dois extras acomodados em assentos que ficam embutidos no assoalho do porta-malas.

    O modelo é oferecido em apenas duas versões, 5008 Griffe e 5008 GriffePack. Os preços, R$ 157.490 e R$ 166.490 se diferenciam basicamente pela maior gama de equipamentos de assistência da versão mais cara. As duas opções contam com um generoso número de itens que, normalmente, são considerados de luxo e, muitas vezes, disponíveis apenas como opcionais. Entre eles, mesinhas nos encostos dos bancos dianteiros, persianas nas janelas das portas traseiras e saída de ar-condicionado na traseira com quatro níveis de ajuste.

    Para o motorista e o passageiro da frente, o 5008 não difere muito do “irmão do meio” 3008. O painel retrofuturista é dominado pelo teclado cromado estilo Buck Rogers, que concentra a maioria dos comandos do carro em conjunção com a tela de toque, logo acima. Para quem, como nós, que teve poucas horas de contato como 5008, a operação fica um tanto confusa mas, obviamente, o proprietário logo deve se adaptar, até por optar pelas funções que mais lhe interessarem no dia-a-dia.

    Não poderia faltar um bom sistema de integração com telefones celulares, que podem ser espelhados na tela central do painel. Assim, o motorista pode usar seus próprios programas de navegação e entretenimento. Para os modelos mais modernos de telefone, há uma plataforma de carregamento indutivo (sem fios) no console central.

    Na estrada

    O motor turbo de 165 cv e 25 kgm de torque tem energia suficiente para tocar o 5008, mas não espere dele um comportamento esportivo

    Com o mesmo motor e câmbio usados no 3008 e uma dose extra de peso e tamanho, obviamente o Peugeot 5008 não preserva a agilidade do modelo menor. Até que ponto isso é importante é outro problema: trata-se de um carro para uso familiar, para viajar confortavelmente, mas sem pressa. E até aí, o conjunto mecânico corresponde ao necessário.

    Apesar da geometria também modificada, a estabilidade é boa e a direção precisa. Um ponto a salientar é o pequeno diâmetro do volante, que proporciona melhor visibilidade do painel de instrumentos, mas não agrada a todo mundo. Alguns se manifestam inseguros por não ter o apoio de um grande volante às mãos, o que é um problema mais psicológico que real. Mas o menor tamanho faz com que o volante do 5008 (o mesmo do 3008) transmita mais intensamente para o motorista eventuais vibrações causadas pelo asfalto irregular.

    Na versão Griffe, o controle de velocidade (piloto automático) é tradicional – na GriffePack, é adaptativo, isto é, permite manter automaticamente a distância até o carro da frente. Um ponto tradicionalmente negativo nos carros da Peugeot é que o comando do piloto automático fica inteiramente escondido atrás do volante, a ponto de usuários que não conhecem o carro não tomarem sequer conhecimento de sua disponibilidade. Seria tempo de adotar outro sistema, como comandos no volante.

    Para viagens longas (ou nem tanto), o 5008 oferece para o motorista e passageiro da frente banco com massagem nas costas. Ótimo. Os bancos também contam com aquecimento, o que dificilmente alguém vai usar no Brasil. Seria bem melhor se contassem com refrigeração, um sistema que, por seu lado, tem custo maior. Bancos de couro, amplo teto solar e bom acabamento interno complementam o pacote.

    Segurança e assistência à condução

    Vários sistemas de assistência valorizam o 5008, entre eles o sistema de frenagem automática de emergência e alerta de condução, capaz de parar o carro caso o motorista não intervenha para evitar uma colisão iminente com outro veículo ou mesmo um pedestre. Ele também vem com alerta de permanência na faixa e correção automática caso o carro saia dela sem que o motorista tenha dado sinal de luz. Outros recursos importantes são o detector de fadiga e o assistente de farol alto, que reduz o facho ao cruzar com veículos vindo no sentido oposto.

    Publicado em 29/03/2018

    Galeria Relacionada 29/03/2018 - Peugeot 5008

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados