Home > Autoavaliação > Civic Si volta com duas portas e maior potência
  • Autoavaliação
  • Civic Si volta com duas portas e maior potência
  • A versão esportiva do Honda Civic é fabricada no Canadá. O motor cresceu de 2.0 para 2.4 e o câmbio manual agora tem seis marchas
  • Por Jorge Meditsch

    Um brinquedo para gente grande: o Honda Civic Si está de volta ao Brasil. A versão esportiva do Civic chega direto do Canadá, onde é fabricada, na forma de um cupê de linhas bastante atraentes. A versão anterior do Si vendida em nosso país era um sedã, com mecânica importada.

    O novo Si traz motor maior, com 2,4 litros e 206 cv, com torque máximo de 23,9 kgfm. A opção por aumentar a cilindrada, com aumento de potência não correspondendo diretamente (mais 14 cv) se deve à necessidade de atender às normas de emissões cada vez mais restritas no mercado norte-americano sem contar com injeção direta nem usar turbocompressor. Por isso, também, a rotação máxima do novo motor chega a apenas 7.100 rpm, em lugar dos 8.000 rpm do antigo 2.0.

    Juntamente com o motor aspirado, o novo câmbio manual com seis marchas ajuda a tornar o novo Si extremamente animado. Pelo menos foi o que deu para sentir numa curta experiência em pista fechada. As trocas de marcha na hora certa são sinalizadas por um LED laranja que se acende no painel, onde o destaque maior é o conta-giros redondo. O velocímetro digital fica separado, mais acima.

    O Si tem diferencial com deslizamento limitado, para distribuir melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. Também conta com sistema de controle eletrônico de estabilidade, que tenta corrigir exageros ou descuidos por parte do motorista. Condutores muito confiantes podem desativar o sistema, mas não é aconselhável.

    Na pista, sinuosa e bastante travada, o carro mostrou a vivacidade esperada de um esportivo. Acelera bem, freia ainda melhor e, nas curvas, pede um pouco de atenção, tendendo a sair de frente se o motorista apertar o acelerador em demasia, mesmo contando com o controle eletrônico de estabilidade. A escapada é fácil de corrigir e até mesmo de ser evitada, depois que se conhece os limites do cupê – no nosso caso, após uma curta escapada para a grama.

    Apesar da ajuda do controle eletrônico de estabilidade, o Si tende a sair de frente se levado ao limite.

    Design

    Melhor que ler sobre design é conferir as fotos (veja a galeria associada). A Honda partiu das linhas básicas do Civic, agregando elementos mais agressivos à dianteira, traseira e laterais do carro. Já o interior traz bancos em preto e vermelho, painel com componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, tudo muito esportivo.

    Requisito obrigatório em todos os carros de preço médio para alto, também está integrado ao painel o display de LCD i-MID e, no painel central, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo) – uma novidade -, além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.

    Preços

    O novo Civic Si chega no final deste mês às concessionárias e é oferecido nas cores vivas vermelho e laranja, além das conservadoras preto e branco. O preço público sugerido é R$ 119.900,00, interessante o suficiente para gerar boa procura.

    Publicado em 17/10/2014

    Galeria Relacionada 16/10/2014 - Honda Civic Si

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados