Home > Autoavaliação > Novíssimo Ka: a Ford quer liderar na categoria
  • Autoavaliação
  • Novíssimo Ka: a Ford quer liderar na categoria
  • Novo compacto da Ford chega como hatch e sedã e tem qualidades para mexer com o mercado
  • Por Jorge Meditsch

    Cá entre nós, parece que a Ford acordou. Descobriu que o mercado brasileiro, com crise ou sem crise, é um dos poucos no mundo que oferece perspectivas de crescimento e quer ganhar uma fatia significativa dele. O novíssimo Ka chega com esta missão declarada: ganhar a liderança em seu segmento.

    As armas do compacto, oferecido como hatch ou sedã (este batizado de Ka ), são várias. Um dos pontos mais fortes é o equipamento de série, mais amplo que o da concorrência: os dois modelos são equipados com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto e rádio. Também dispõem de opcionais como o importante controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em subidas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz com Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.

    Os preços começam em R$35.390 pelo hatch e R$37.890 pelo sedã.

    Estilo

    O Novo Ka e o Novo Ka seguem a linha global da Ford, influenciada pelo avanço dos concorrentes coreanos e o gosto do maior mercado do mundo, o chinês. Apesar disso, não chega a ser exagerado. Há quem não aprecie muito a grade estilo “bocão”, que parece mais acentuada no hatch, onde apresenta uma cobertura preta em forma de colmeia. No sedã, barras cromadas horizontais minimizam o exagero, dando ao carro um ar mais clássico e equilibrado. As traseiras são bem resolvidas, sem mostrar uma personalidade muito forte.

    Por dentro

    O interior acomoda cinco passageiros com conforto, considerando o segmento do Ka. Na frente, poderia oferecer mais espaço se tivesse um console menos largo. O painel segue a linha “Jaspion”, com comandos angulados no centro. Os instrumentos são bem resolvidos, de boa leitura, graças à simplicidade do design.

    Na estrada

    Carros 1.0, em geral, são bons para andar na cidade. Apesar disso, o primeiro contato que tivemos com o Ka foi na estrada, o que atrapalha um pouco a avaliação do novo motor da marca. O 1.0 TiVCT, de três cilindros, oferece 85 cv, a maior potência entre os 1.0 nacionais. O bom torque, 105 Nm com etanol, porém, está nas alturas, acima de 3.500 rpm, e exige bastante trabalho com a alavanca de câmbio. Qualquer subida, é preciso reduzir para quarta ou terceira marcha. Segundo os números da fábrica, referendados pela etiquetagem verde do Inmetro, o consumo é de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.

    Já o motor Sigma 1.5 16V Flex tem potência de 110 cv e torque de 146 Nm (a 4.250 rpm) com etanol e 105 cv com 143 Nm usando gasolina. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.

    Andando, o novo Ka mostra várias qualidades, começando pelo baixo ruído interno. Mesmo andando acima de 80 km/h, na estrada, é possível conversar normalmente. A suspensão é confortável, sem prejuízo da estabilidade, uma tradição da marca. Os bancos, sem serem poltronas, são confortáveis. Atrás, faz falta o apoio de cabeça central e o passageiro do meio só conta com cinto abdominal.

    Os carros vêm com bom equipamento de série, o que faz os preços iniciais começarem acima de R$ 35 mil

    Tendência tipicamente brasileira, abundam os porta-objetos – são 21, incluindo compartimento para celular, porta-copos e latas. Há também tomada de força e entrada USB no console e uma rede multiuso do lado do passageiro. As portas têm espaço para acomodar duas garrafas, de 1 litro e 600 ml (haja sede) e um guarda-chuva.

    O porta-malas conta tem abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto da chave ou botão no painel. No hatch, tem 257 litros, e 445 litros no sedã.

    Como já fez no novo Fiesta e no Focus, a Ford projetou a carroceria do novo Ka com estrutura ultrarreforçada, usando aços de resistência variável para direcionar as forças de impacto para fora do habitáculo.

    O Novo Ka e o Novo Ka contam com freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de frenagem em curvas e assistência de frenagem de emergência (EBA), que maximiza a desaceleração quando o motorista pressiona o freio rapidamente em uma emergência e pisca as luzes para alertar os motoristas de trás. Eles também inovam na categoria ao oferecer controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), capaz de corrigir bobagens cometidas pelo motorista nas curvas.

    Conectividade

    A linha Novo Ka oferece como opcional nas versões SE o sistema SYNC (de série na SEL). Ele incorpora o rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS, download automático da agenda de telefones e permite emparelhar até 10 telefones. O sistema é pioneiro no Brasil com Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o serviço de emergência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo.

    Outro recurso do sistema é o AppLink, que permite acessar aplicativos do celular por comando de voz.

    Versões e preço

    A versão SE vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. O hatch Novo Ka SE 1.0 custa R$ 35.390 e o 1.5, R$ 40.390. Com os mesmos equipamentos, o sedã Novo Ka SE 1.0 sai por R$ 37.890 e R$ 42.890 com motor 1.5.

    A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus 1.0 tem preço de R$ 37.390. O 1.5 custa R$ 42.390. Já o sedã Novo Ka SE Plus 1.0 sai por R$ 39.890 e o 1.5, por R$ 44.890.

    A versão de topo SEL vem ainda com: controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.

    O Novo Ka SEL sai por R$ 39.990 com motor 1.0 e R$ 44.990 com motor 1.5. O Novo Ka SEL, com os mesmos itens, fica em R$ 42.490 na versão 1.0 e R$ 47.490 com motor 1.5.

    Publicado em 11/08/2014

    Galeria Relacionada 07/08/2014 - Novo Ford Ka

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados