Home > Autoavaliação > Nissan March agora é brasileiro
  • Autoavaliação
  • Nissan March agora é brasileiro
  • O novo Nissan March, agora produzido na novíssima fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, teve melhorias no visual e no conforto e ainda oferece mais equipamentos de série em todas as versões
  • Por Gabriel Marazzi

    O Nissan March chegou ao Brasil em 2011 e agradou. Importado do México, estava se dando bem no mercado, até que o sistema de cotas fez suas vendas caírem pela metade. Bem, se o carrinho era bom, agora ficou até melhor. Produzido no Brasil, na primeira fábrica nacional da marca japonesa, em Resende, RJ, seu grande trunfo será, entre outras qualidades, o preço. Ao invés de conquistar compradores para as versões mais caras atraindo-os pelo baixo preço da versão de entrada, estratégia utilizada pelo Honda Fit, o novo Nissan March empolga quem pretende ter um compacto recheado de equipamentos de conveniência e conectividade, mesmo a partir das versões mais baratas.

    O topo de linha do Nissan New March (é assim que ele foi batizado) é o 1.6 SL, que custa R$ 42.990 e traz, de série, ar-condicionado digital, câmera traseira com imagem mostrada no display de 5,8 polegadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, rádio com mp3, iPod e USB, sistema de navegação com GPS e acesso às redes sociais NissanConnect.

    Na outra ponta da lista está o New March mais barato: o 1.0 Conforto custa R$ 32.990 e ainda assim já tem, de série, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo e sistemas eletrônicos de distribuição de frenagem (EBD) e assistência à frenagem BA). E mais o sistema antibloqueio dos freios (ABS) e os dois airbags dianteiros, que são itens obrigatórios para todos os veículos nacionais produzidos a partir de 2014. Provavelmente a versão de maior procura será o 1.6 SV, que já tem, de série, o sistema de áudio com Bluetooth, USB e iPod, com controles no volante mas sem a tela do navegador, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina, por R$ 39.990. Mas a melhor relação custo/benefício é mesmo o 1.6 SL.

    Com essas qualidades do New March, a Nissan pretende passar dos atuais 2% do mercado nacional para 5%, o que a faria passar na frente das outras duas marcas japonesas, Honda e Toyota. Para reforçar esse número, a versão antiga do March, aquela mais “redondinha”, continuará a ser vendida aqui, mesmo ainda produzida no México. Mas parte de sua cota, que não vai ser mais necessária para a Nissan, será aproveitada para trazer mais unidades do sedã Versa. Com essa versão mais barata (R$ 28.490), a Nissan brigará com os populares do mesmo naipe, como o Fiat Palio Fire e o Chevrolet Celta. O New March terá como rivais diretos o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Toyota Etios.

    A nova cara do Nissan March provem do novo para-choque, de linhas mais agudas, que forma uma grade superior de maior tamanho e com um “V” central, que se alinha com os vincos do capô, igual ao anterior. Os faróis, no entanto, também perderam o formato arredondado e ficaram com uma aparência mais moderna. As lanternas traseiras mantiveram o formato mas têm novas divisões dos setores de luz.

    Internamente, uma boa melhoria foi a adoção de mantas isoladoras de ruído de maior densidade, o que deixou o March mais silencioso. Volante e painel têm novos materiais de revestimento, mais sofisticados, e o ajuste de altura do banco, de série em todas as verões, facilita a ergonomia e o conforto de condução.

    Os motores utilizados são o 1.0 16V de 74 cv, produzido pela Renault, e o 1.6 16V de 111 cv, produzido pela Nissan. Ambos mantiveram o tanque auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol.

    O novo Nissan March não mudou muito em relação à dirigibilidade, quando comparado ao anterior. A direção com assistência elétrica progressiva é o que mais se nota, muito suave em manobras ou em baixas velocidades e muito firme na estrada. Mas as suspensões mais macias deixaram o carro menos estável, apesar de mais confortável. Os pneus chineses, que não agradavam aos mais ligados em marcas, deram lugar a pneus de marcas mais conhecidas no March brasileiro.

    Veja abaixo o que cada uma das versões do novo Nissan March traz de série e seu preço:

    1.0 Conforto (R$ 32.990,00)

    • Câmbio manual de 5 marchas
    • Motor 1.0 16V com 74 cv @ 5.850 rpm de potência e torque de 10 kgfm @ 4.350 rpm
    • Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
    • Ar-condicionado
    • Ar quente
    • Airbags frontais para motorista e passageiro
    • Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
    • Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
    • Acabamento preto da coluna central (B)
    • Antena de teto
    • Botão cromado da alavanca do freio de mão
    • Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
    • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
    • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
    • Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
    • Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
    • Console central com três porta-copos e porta-objetos
    • Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
    • Calotas integrais
    • Detalhe da grade superior em V cromado
    • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
    • Direção elétrica progressiva
    • Display digital de quilometragem total e parcial
    • Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
    • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
    • Porta-luvas com tampa
    • Porta-malas com iluminação
    • Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
    • Preparação para sistema de áudio
    • Retrovisores externos rebatíveis
    • Retrovisores externos na cor da carroceria
    • Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
    • Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
    • Tampa de combustível com abertura interna
    • Tomada de 12V integrada ao console central
    • Volante de três raios com regulagem de altura

    1.0 S (R$ 34.490,00)

    Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:

    O March mais barato, o 1.0 Conforto, custa R$ 32.990 e tem ar-condicionado e direção elétrica de série. O mais caro, que custa R$ 42.990, tem ar-condicionado digital, navegador com acesso às redes sociais, rodas de 16 polegadas, câmera de ré com tela no painel e rádio com conexão para iPod, Bluetooth e USB

    • Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
    • Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
    • Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
    • Retrovisores externos com regulagem elétrica
    • Revestimento das portas dianteiras em tecido
    • Travas elétricas das portas e do porta-malas
    • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista

    1.0 SV (R$ 36.990,00)

    Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

    • Aerofólio com brake light e lâmpada de LED
    • Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
    • Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
    • Comandos de áudio no volante e Bluetooth
    • Maçanetas externas na cor da carroceria
    • Moldura da grade inferior cromada
    • Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
    • Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e quatro alto-falantes
    • Revestimento dos bancos com acabamento SV
    • Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15

    1.6 S (R$ 37.490,00)

    Todos da versão 1.0 S acrescidos de:

    • Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

    1.6 SV (R$ 39.990,00)

    Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:

    • Motor 1.6 16V com 111 cavalos de potência e torque de 15,1 kgfm

    1.6 SL (R$ 42.990,00)

    Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:

    • Ar-condicionado digital automático
    • Acabamento Piano Black no painel central
    • Alarme perimétrico com acionamento na chave
    • Acesso às redes sociais NissanConnect™ integrado ao navegador
    • Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
    • Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
    • Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
    • Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
    • Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
    • Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod®, conector USB, e 4 alto-falantes
    • Sistema de navegação por GPS integrado ao painel

    Opções de cores (1.0 e 1.6)

    • Lisas: Preto Premium e Vermelho Alert
    • Metálicas: Prata Classic e Cinza Magnetic
    • Perolizadas: Azul Pacific e Branco Diamond

    Publicado em 20/05/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados