Home > Autoavaliação > Linea realinhado tem preços atraentes
  • Autoavaliação
  • Linea realinhado tem preços atraentes
  • O sedã médio da Fiat passou por algumas mudanças estéticas e ganhou o adjetivo "Novo" no nome. Um carro interessante, ele agora tem preços mais condizentes com seu real status no mercado.
  • Por Jorge Meditsch

    Um fato raro: uma fabricante realinhar o posicionamento de um carro no mercado. Exatamente o que está acontecendo com o Linea. A versão 2015 do sedã médio da Fiat, “criativamente” batizado de “Novo” Linea, além de passar por mudanças estéticas e em sua gama de equipamentos, teve os preços reduzidos para tentar aumentar seu espaço no mercado. Quando lançado, o Linea ganhou a missão de concorrer com carros maiores e com clientela estabelecida, como o Corolla e o Civic. Seu porte menor não ajudou e as vendas não decolaram. No lançamento da linha 2015, a Fiat reconheceu o erro.

    O Linea 2015 é oferecido em duas versões, a Essence e a Absolute. A primeira custa R$ 55.850 com câmbio manual e R$ 59.150,00 com a transmissão automatizada Dualogic. A Absolute, com o câmbio automatizado, sai por R$ 66.450,00.

    Sob o capô

    O motor continua o mesmo, o 1.8 16V da família E.torQ. Com 130 cv rodando com gasolina, e 132 cv com álcool e torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), ele garante um desempenho bastante razoável, compatível com o que se espera de um sedã sem pretensões esportivas. No teste que realizamos, a transmissão automatizada mostrou ter evoluído, com passagens de marchas menos bruscas. As trocas ainda são relativamente lentas, o que desagrada quando o motorista tenta acelerar mais forte – criam-se “buracos” entre as marchas. Mas, para o dia-a-dia na cidade, a solução é razoável, embora o preço seja exagerado: R$ 3.300,00.

    Uma boa dose desse valor pode ser atribuída às borboletas de comando no volante, um recurso com pretensões esportivas que, em geral, os novos proprietários usam bastante durante uma ou duas semanas após a compra para, gradualmente, ir esquecendo. Muito útil nas pistas, os shift paddles não tem muita serventia no trânsito normal nem nas estradas, a não ser para uma eventual condução agressiva em trechos sinuosos.

    O motor continua o mesmo e o câmbio automatizado Dualogic está mais suave. O preço da opção, porém, é alto: R$ 3.300,00

    Por fora

    Do lado visual, o Fiat Linea 2015 ganhou novos para-choques, novas grades frontais, com barras horizontais cromadas, e nova tampa do porta-malas. Também são novas as rodas, com aros de 16 e 17 polegadas. O para-choques da frente tem um “V” cromado que envolve a parte frontal do carro, aumentando a impressão de largura. O de traz também tem novo desenho, mais robusto, e a tampa do porta-malas agora incorpora o suporte da placa. A lateral ficou quase intacta.

    Por dentro

    O painel mudou bastante e agora tem três opções de acabamento, combinando com os painéis das portas. No Linea Essence, ele é preto, com apliques nas portas e maçanetas internas prata. Opcionalmente, pode ter texturas na cor bege com apliques nas portas na em preto brilhante. O Absolute tem painel bege Sand e apliques nas portas em cobre. Os bancos têm novos tecidos no Essence, e revestimento parcial de couro com costuras bege no Absolute.

    O novo quadro de instrumentos tem serigrafia e iluminação exclusivas. Um novo sistema de áudio que vem integrado ao painel

    Algumas funções de segurança e conforto são bem vindas, como a sinalização de frenagem de emergência, que faz piscarem as luzes indicadoras de direção ao frear bruscamente e a regulagem elétrica dos faróis, feita por meio dos comandos do sistema My Car. Outra é o sensor de estacionamento com visualizador gráfico, que mostra no painel a distância e posição dos obstáculos, além do aviso sonoro.

    Publicado em 24/04/2014

    Galeria Relacionada 23/04/2014 - Fiat Linea 2015

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados