Home > Autoavaliação > Gol Rallye e Saveiro Cross são destaques na linha VW 2015
  • Autoavaliação
  • Gol Rallye e Saveiro Cross são destaques na linha VW 2015
  • A grande novidade da linha 2015 da Volkswagen está sob o capô de apenas dois modelos: um novo motor 1,6 litro, com cerca de 20 por cento a mais de potência
  • Por Jorge Meditsch

    Mudanças de ano-modelo, em geral, não costumam trazer novidades muito maiores que retoques estéticos e, eventualmente, alguns acertos mecânicos. A linha Volkswagen 2015 pode até parecer assim, uma atualização dos modelos já posicionados no mercado. Com duas exceções.

    A grande evolução para este ano está sob o capô de dois modelos topo de linha, o Gol Rallye e a Saveiro Cross. Trata-se do novo motor 1.6l MSI, um 16 válvulas com até 120 cv de potência (com álcool), repleto de inovações técnicas que o tornam, também, bastante econômico. O restante da linha continua contando – por enquanto – com o tradicional 1.6 com potência máxima de 104 cv.

    Mais força

    O novo motor, que leva o código interno EA211, utiliza recursos avançados para obter maior eficiência energética e desempenho. Para começar, tem quatro válvulas por cilindro, com duplo comando – o das válvulas de entrada é variável. Um recurso já não tão novo é o sistema de partida a frio com álcool sem tanque auxiliar de gasolina, uma medida para facilitar a vida dos motoristas em lugares onde faz frio.

    A Saveiro Cross ganhou recursos importantes para melhorar a dirigibilidade e a segurança ativa, entre eles o controle eletrônico de estabilidade

    O 1.6l MSI tem bloco e cabeçote de alumínio fundido, o que resulta em peso menor. O coletor do escapamento faz parte do cabeçote. Uma das inovações do novo motor é o duplo circuito de resfriamento para o bloco e para o cabeçote. O sistema utiliza duas válvulas termostáticas para permitir o aquecimento mais rápido nas partidas a frio, fase crítica para o consumo e, sobretudo, para as emissões de poluentes.

    Outros recursos importantes são voltados à redução do atrito, como as saias dos pistões com revestimento de grafite na lateral mais exposta à fricção com as paredes do cilindro.

    O desempenho superior do novo motor é facilmente percebido ao guiar tanto o Gol Rallye como a Saveiro Cross:maior elasticidade nas acelerações e retomadas, reduzindo a necessidade de trocar as marchas a toda hora. Além disso, há menos percepção de aspereza e menos ruído, aumentando o conforto de rodagem. O consumo também é menor.

    Por motivos estratégicos, a Volkswagen não revela como será feita a gradual adoção do novo motor em outros modelos mas, quem não tiver pressa para trocar de carro, pode lucrarse esperar por ele.

    Transmissão automatizada evolui

    O Gol Rallye 2015 pode contar, opcionalmente, com a transmissão automatizada I-Motion. Como ocorreu com o novo motor, o modelo topo de linha está estreando também com exclusividade a uma nova versão do programa de gerenciamento eletrônico do câmbio automatizado, que tornou as trocas de marchas mais suaves. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), o sistema reduz momentaneamente a aceleração do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada.

    Saveiro Cross: mais completa

    Toda a linha Saveiro 2015 vem agora com freios a disco nas quatro rodas. Mas a Saveiro Cross, além do novo motor 1.6l MSI, foi beneficiada com uma série de recursos importantes inéditos até agora para picapes compactas, começando pelo controle eletrônico de estabilidade, ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem, controle de tração e assistente para partida em subida. A Saveiro 2015 passa a ter também piloto automático de série para todas as versões.

    Publicado em 13/04/2014

    divulgação - Novo motor é mais leve, potente e econômico


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados