O ´downsizing`, ou a diminuição do tamanho e peso dos motores, está na ordem do dia entre a maioria das montadoras, inclusive as de marcas de prestígio. A Porsche, por exemplo, há tempos planeja introduzir propulsores de 4 cilindros na linha Boxster e Cayman.
Mais adiantada, a BMW pretende lançar em breve o X5 também com motorização de 2.0 litros, 4 cilindros turbodiesel e tração traseira. Mas as marcas alemãs não são as únicas a investir em propulsores menores, mais econômicos e menos poluentes.
A britânica Land Rover está finalizando um propulsor de 2.0 litros turbodiesel para o Range Rover Sport. Segundo a publicação inglesa Autocar, a Jaguar também prepara um motor de 4 cilindros a gasolina para o F-Type. No caso, a modificação cumpriria um papel duplo, o de permitir o acesso a prestigiada gama de modelos da marca de maneira mais acessível, provavelmente com preço mais próximo ao de um Porsche Boxster S, e ajudar a reduzir a média de emissões de poluentes da marca.
Publicado em 30/01/2014