Home > Notícias > Ford dá detalhes sobre rodas de fibra de carbono do Mustang Shelby GT350R
  • Notícias
  • Ford dá detalhes sobre rodas de fibra de carbono do Mustang Shelby GT350R
  • Segundo a montadora, equipamento é reforçado com tecnologia dos ônibus espaciais: cerâmica aplicada com plasma
  • Por Alessandro Reis

    A Ford divulgou detalhes sobre as rodas de fibra de carbono que vão equipar o Mustang Shelby GT350R. De acordo com a fabricante, essas são as primeiras rodas feitas desse material, extremamente leve e resistente, em um automóvel, digamos, convencional. A fabricante sueca de superesportivos Koenigsegg, por exemplo, oferece o equipamento como item opcional.

    As rodas especiais, que são de série no Shelby, foram desenvolvidas em parceria com a fornecedora australiana Carbon Revolution e passaram por extensos testes de resistência e desempenho, afirma a Ford.

    Novo Shelby é o primeiro carro 'convencional' a trazer rodas feitas com o material

    Sua produção envolve, inclusive, tecnologias aeroespaciais: para suportar as temperaturas de mais de 900ºC geradas pelos freios, por exemplo, as rodas receberam um reforço de material cerâmico que é aplicado usando uma pistola de plasma.

    Essa cerâmica ajuda a proteger a resina que reveste e une os componentes das rodas, por meio de uma técnica semelhante à utilizada nas pás das turbinas de um ônibus espacial. Depois de um tempo de cura em forno sob altas temperaturas, as rodas passam por um cuidadoso check-up que inclui a verificação de mais de 60 itens.

    Segundo a Ford, o uso de fibra de carbono permite a redução de quase a metade do peso das rodas se eles fossem de alumínio - com fibra, cada uma mede cerca de 8 kg, enquanto com alumínio o valor sobe para aproximadamente 15 kg. Por conta do menor peso e da maior rigidez torcional, a dirigibilidade e a celeração são diretamente beneficiadas.

    Publicado em 13/07/2015


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados