A Audi apresentou hoje a nova geração do sedã médio A4, que ficou maior, mais leve e eficiente para enfrentar os também alemães BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. O comprimento, por exemplo, subiu dos atuais 4,70 m para 4,73 m, enquanto a distância entre-eixos cresceu de 2,80 m para 2,82 m.
Já o uso de materiais como aço de alta resistência e alumínio na plataforma do A4 resultou na redução de até 120 kg no peso total, enquanto, na Europa, tanto o sedã quanto a versão perua terão à disposição três opções de motor a gasolina e quatro a diesel, todas turbo e com baixas emissões de poluentes. A configuração 2.0 a gasolina de 190 cv é a mais cotada para o mercado brasileiro.
No exterior, o sedã e a perua contarão com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de sete ou oito velocidades. Por padrão, a tração é dianteira, mas há versões mais caras com tração integral, nas quatro rodas.
Esteticamente, o modelo mudou pouco em relação ao atual, com faróis e grade dianteira mais angulosos e lanternas traseiras um pouco mais estreitas - tudo é iluminado por LEDs nas configurações mais completas. De acordo com a Audi, o coeficiente aerodinâmico da carroceria é um dos menores da categoria, de apenas 0,23 cx.
A estreia nos Estados Unidos está marcada para setembro e a chegada ao mercado europeu deve acontecer um pouco antes disso. Ainda não há informações sobre o início das vendas no Brasil.
Publicado em 29/06/2015