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  • No Brasil, ele é considerado um carro de luxo. No resto do mundo, é o modelo mais vendido pela Audi
  • Por Jorge Meditsch

    Por aqui, pouca gente sabe, mas o A4 é o modelo mais vendido pela Audi em todo o mundo. Ele supera de longe os modelos ‘de entrada’ da marca, das séries A3 e A1. Mas, como nosso mercado tem suas particularidades, o A4 ganha no Brasil status de carro de alto luxo, como aliás vários de seus concorrentes do mesmo segmento.

    Qualidades não faltam ao sedã médio da Audi, que está entra em sua nona geração, totalmente redesenvolvido. Um excelente espaço interno, ótima dirigibilidade e uma rodagem silenciosa e agradável são alguns de seus pontos altos. É um daqueles carros que não deixam muito para comentar, dos que dá pena ter que devolver à fábrica após alguns dias de teste.

    O Audi A4 se beneficia da política da Audi – vigente em quase todo o Grupo Volkswagen – de estender rapidamente para toda a sua linha as tecnologias de vanguarda que lança inicialmente em seus modelos mais caros, como o A8, o Q7 e os esportivos TT e R8. Democratizando o que há de mais avançado, a marca consegue reduzir o custo desses avanços e ganha uma imagem – merecida – de sofisticação tecnológica.

    Estilo

    O novo Audi A4 ganhou alguma imponência no visual. Parece um pouco maior e mais largo. Mesmo assim, prima mais por uma aura de sobriedade esportiva do que pela exuberância nas linhas e volumes.

    A frente continua dominada pela grade batizada de Singleframe, marca registrada da Audi, numa versão mais larga e baixa, que deu ao carro um ar mais dinâmico. Faróis de LED são o outro destaque. Nas laterais, outra característica da marca, a baixa altura das janelas em relação às áreas fechadas da carroceria, que também colabora para uma impressão de esportividade. A edição de lançamento no Brasil, a Launch Edition, traz rodas de 17 polegadas, mas aros de 18” serão oferecidos como opcionais.

    Por dentro, o carro ganhou novo painel, com aberturas para o ar-condicionado em toda a extensão. A sobriedade predomina, mas o que mais se salienta é o Virtual Cockpit: no lugar tradicional do conjunto de instrumentos, à frente do motorista, fica uma grande tela, que pode ser configurada ao gosto do condutor. Ela pode destacar os instrumentos de forma convencional ou mostrar de forma ampliada o mapa de navegação, com todas as suas cores e detalhes. O motorista conta também com a projeção da velocidade no painel, ao nível dos olhos.

    Avanços

    Seguindo uma tendência irreversível na indústria automotiva, o Audi A4, apesar de ter crescido, está mais leve. Com noves técnicas de construção e a adoção de materiais mais resistentes, os engenheiros da Audi conseguiram diminuir o peso do sedã em até 120 kg, sem deixar também de aumentar a rigidez do monobloco.

    Reduzir o peso é uma das formas de diminuir as emissões de CO2 e outros subprodutos da combustão, além de melhorar o consumo. Outra contribuição para a eficiência é a aerodinâmica: o A4 tem o menor coeficiente de arrasto da sua categoria, 0,23. Pelos critérios do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ele faz 11 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada e é enquadrado na categoria A.

    Novo motor

    O novo Audi A4 traz uma nova evolução do motor 2.0 TFSI, que combina dois sistemas de injeção, direta e indireta, otimizando a alimentação a qualquer nível de rotação e solicitação. A potência máxima é de 190 cv e o torque chega a 320 Nm. Com a ajuda da transmissão de dupla embreagem com sete marchas – também aprimorada – o carro chega a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 240 km/h.

    Batizado de ‘ultra’, o novo 2.0 TFSI tem um método de combustão inovador caracterizado pela redução da fase de compressão e um aumento na fase de expansão mais longa, além da maior taxa de compressão. Ele privilegia a eficiência para solicitações parciais – a situação mais encontrada no dia-a-dia. Com o encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi aumentada 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase de compressão, o motor tem que comprimir tanta gasolina como um 1.4 TFSI.

    Para que a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada, apesar do curto tempo de admissão, as câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e a turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram especialmente adaptados para o novo método de combustão.

    No segundo semestre, chegará ao Brasil o topo de linha Ambition, equipado com motor 2.0 TFSI de 252 cv e torque máximo de 370 Nm, com tração integral quattro.

    Assistência e segurança

    O Audi A4 permite que o motorista opte entre cinco conjuntos de regulagem, que atuam simultaneamente no motor, câmbio e outros sistemas: Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.

    Outros sistemas importantes são o Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance.

    A versão Launch Edition, que marca o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote de equipamentos de série que inclui o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema start-stop, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos de couro.

    Opcionalmente, há o ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro (piloto automático), rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.

    O motor 2.0 TFSI tem dois sistemas de injeção, direta e indireta, que trabalham juntos ou separadamente. Na versão 'ultra', que vem no A4, traz novo sistema de combustão, que privilegia a eficiência no uso cotidiano, sem prejudicar o desempenho esportivo quando solicitado

    Outros pacotes complementares são o Assistance e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.

    Especificações técnicas

    Motor: 2.0 TFSI ultra

    Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³

    Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm

    Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm

    Tração: dianteira

    Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem

    Peso: 1.405 kg

    Comprimento: 4.726 mm

    Largura: 1.842 mm

    Altura: 1.427 mm

    Distância entre-eixos: 2.820 mm

    Tanque de combustível: 54 l

    Porta-malas: 480 l

    Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s

    Velocidade máxima: 210 km/h

    Preços e versões

    Launch Edition (500 unidades) R$ 172.990

    Ambiente R$ 182.990

    Attraction R$ 159.900

    Publicado em 23/05/2016

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