Home > Autoavaliação > Audi Q3 e A3 Sedan 1.4 – motor flex abre portas da Audi
  • Autoavaliação
  • Audi Q3 e A3 Sedan 1.4 – motor flex abre portas da Audi
  • Uma opção inteligente e, considerando os custos de carros considerados premium, econômica, o motor 1.4 TFSI Flex da Audi é a porta de entrada para as linhas do A3 Sedan e do utilitário esportivo Q3
  • Por Jorge Meditsch

    A Audi já está vendendo a nova versão do utilitário esportivo Q3 nacionalizado, que agora conta com motor 1,4 litro multicombustível. O mesmo motor é oferecido também nas versões de entrada do A3 Sedan – Attraction e Ambiente.

    Todos esses modelos são fabricados em São José dos Pinhais, próximo a Curitiba, na mesma linha de montagem que produz o VW Golf, “irmão” de plataforma e motorização. Com o lançamento do Q3 1.4, a Audi passa a cumprir com a exigência de possibilitar o uso de etanol pelos modelos nacionalizados, preconizada pelo programa InovarAuto.

    O motor – parte de uma das linhas mais elogiadas e premiadas do mundo – combina o turbo com injeção direta de combustível, o que garante máxima eficiência na combustão, com redução no consumo e nas emissões de gás carbônico. Diferentemente dos flexíveis tradicionais, ele usa um sensor na saída do tanque para analisar o combustível (ao contrário da tradicional sonda no escapamento) e permite partidas a frio sem necessidade de tanque de gasolina auxiliar e sem precisar esquentar o combustível antes da injeção.

    Dose certa

    Engana-se quem pensa que o Q3 1.4 possa ter um desempenho abaixo do razoável. Na realidade, os 150 cv disponibilizados pelo motor TFSI de 1,4 litro, juntamente com 250 Nm de torque são mais do que suficientes para o jipinho comportar-se com muita desenvoltura no dia-a-dia. O torque máximo dá as caras já em baixa rotação, a 1.500 rpm, quando o turbocompressor começa a trabalhar para dar vida ao motor. O resultado é uma arrancada até 100 km/h em 8,9 segundos – nada mal para um utilitário.

    Retomadas também são ágeis, o que é fruto do casamento do 1.4 TFSI com o câmbio de dupla embreagem de seis velocidades, que troca as marchas com muita rapidez, suavidade e, principalmente, inteligência.

    Na estrada

    O Q3 1.4, apesar de ser um SUV compacto, oferece conforto razoável para cinco passageiros e uma excelente dirigibilidade. Com tração dianteira, o pequeno SUV faz curvas como gente grande, mantendo a trajetória sem inclinar-se em demasia.

    A posição do motorista é boa, facilitada pelas regulagens do banco e da direção. Independentemente da versão, o acabamento interno, mais ou menos luxuoso, mantém o alto padrão de qualidade de materiais e manufatura característicos da marca.

    Apesar do motor ser o mesmo, o Q3 1.4 tem câmbio de dupla embreagem, enquanto o A3 Sedan usa um automático tradicional, com comportamento um pouco menos dinâmico

    Versões e preços

    A porta de entrada da linha Q3 é a versão Attraction, que custa R$ 143.190 e traz um razoável pacote de equipamentos: além de itens obrigatórios para modelos que se intitula premium, como ar-condicionado, banco do motorista com ajustes elétricos, por exemplo, ele tem freio de estacionamento com acionamento elétrico e assistente de partida em subidas.

    O degrau seguinte é o Ambiente, que sofistica o ar-condicionado com o controle de temperatura em duas zonas, piloto automático, espelhos externos rebatíveis e sensores de estacionamento à frente e atrás. Isso por R$ 154.190. Há vários opcionais disponíveis, como teto solar, comando da tampa do porta-malas elétrico, etc.

    Já com motor 2.0, o Q3 Ambition traz todos esses opcionais como equipamento de série, juntamente com sistema de navegação. O preço-base da versão é R$ 170.190 mas, com os pacotes opcionais oferecidos, pode bater em R$ 180 mil.

    A3 Sedan

    As versões de entrada do sedã compacto da Audi contam com o mesmo motor do Q3, porém casado com um câmbio automático tradicional, com conversor de torque. Ainda assim, um pouco mais leve que o utilitário, ele tem desempenho na arrancada quase igual (0 a 100 km/h em 8,8 segundos). Quem conhece as duas versões de câmbio pode sentir um pouco menos de dinamismo em relação à versão de dupla embreagem mas, no dia-a-dia, a diferença é pouco expressiva.

    Diferentemente do A3 Sedan 1.4 original, que tem suspensão independente nas quatro rodas, os modelos nacionalizados usam um eixo de torção na traseira. Como no caso do câmbio, a intenção foi diminuir custos. Na vida real, a troca não é muito importante e só daria para sentir a diferença no comportamento do carro se ele fosse levado ao limite – coisa de pista de corridas.

    Versões e preços

    Com uma certa deficiência de equipamentos – considerando-se a categoria a que pertence – o A3 Sedan 1.4 TFSI Attraction custa R$ 115.190. Imediatamente superior é a versão Ambiente, por R$ 124.190.

    O modelo Ambition fica noutro patamar, com motor 2.0 (que não é flex) de 220 cv e câmbio de dupla embreagem, além de um vasto leque de equipamentos de série. O custo de todos esses extras é R$ 156.190.

    Publicado em 18/04/2017

    -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados