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  • A3 Sedan ganha versão 1.4 para ampliar a audiência
  • Opção econômica na Europa, o motor 1.4 da nova versão do A3 Sedan deve atrair novos clientes para a marca no mercado brasileiro
  • Por Jorge Meditsch

    Cada mercado é diferente e uma mesma versão de um carro pode ter posicionamento bem diverso de um país para outro. Por exemplo, na Alemanha, o motor 1.4 TFSI de 122 cv da Audi tem como principal apelo a economia e, por isso, tem participação importante nas vendas do A3 Sedan, considerado por lá um carro de entrada. Por aqui, a Audi se preocupou em oferecê-lo também porque considera o A3 Sedan um carro de entrada, mas numa outra perspectiva: entrada no segmento premium.

    A marca premium do Grupo Volkswagen quer aumentar sua clientela e, com a nova oferta de motor e um preço abaixo dos R$ 100 mil, mira em quem almeja ter seu primeiro importado 0 km. E aposta, com bastante confiança, em que o motorista que experimentar um carro do nível do A3 não irá querer recuar para modelos “genéricos”, mais baratos. Com perdão para o trocadilho, o objetivo é conquistar “audiência”.

    O A3 Sedan 1.4 chega com preço inicial de R$ 94.800, com a opção também da versão 1.4 Attraction, por R$ 99.900. O novo modelo também teve o acabamento interno e o equipamento de série reduzido para se enquadrar na faixa de preços almejada.

    Se as versões 1.4 não chegam a ser tão empolgantes como as 1.8, nem por isso decepcionam. Os 122 cv e os 200 Nm de torque são mais do que suficientes para garantir um desempenho bastante satisfatório para o carro, que chega aos 100 km/h em cerca de 9,4 segundos e atinge 212 km/h de máxima – mais do que a maioria dos motoristas jamais irá tentar alcançar.

    Deu para constatar o comportamento agradável do carro no teste que fizemos, que mesclou um trecho rodoviário com uma dose de tráfego urbano medianamente engarrafado. É claro que quem experimentou o 1.8 vai sentir a diferença mas, para o uso normal e - sobretudo - racional, o 1.4 é uma opção a considerar.

    Boa parte desse comportamento pode ser creditado ao câmbio de dupla embreagem de 7 marchas, que trabalha suave e rapidamente para manter o motor sempre na faixa de giros ideal, dando muita agilidade ao carro. Na versão Attraction, o carro vem com borboletas para trocas de marchas manuais junto ao volante mas, quem optar por pagar menos também pode fazer mudanças manuais, usando a alavanca no console. A verdade, porém, é que por melhor que seja o “piloto”, dificilmente vai superar a inteligência do modo automático na escolha das marchas e dos momentos de troca – quem duvidar, que tente.

    Apesar da potência menor, o desempenho do motor 1.4 não decepciona. O bom trabalho do câmbio de dupla embreagem com sete marchas tem papel importante na agilidade do carro

    Como o A3 Sedan 1.8, o 1,4 também traz a direção eletromecânica Servotronic e itens de segurança fundamentais como o ESP (programa de estabilização eletrônica), que entra em ação sempre que o motorista se descuida ou se entusiasma nas curvas, ajudando o carro a se manter na trajetória. O motorista e o passageiro da frente contam com airbags frontais e laterais – para o condutor, ainda há airbags especiais para proteção dos joelhos.

    A versão Attraction, que custa a partir de R$ 99.900, além dos shift paddles para comando do câmbio, traz computador de bordo, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico bancos com forração em tecido e ajustes de altura na dianteira. Por fora, o Attraction 1.4 vem com frisos decorativos pretos e rodas de liga leve de 16 polegadas. Na dianteira, o destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador.

    O modelo também inclui o Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e o Bluetooth. Como opcionais, figuram a pintura metálica/perolizada, o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, bancos em couro sintético, controle de cruzeiro (piloto automático) e sensor de estacionamento traseiro, além do teto solar panorâmico elétrico

    Mais barata, a versão Sedan 1.4 TFSI, que custa a partir de R$ 94.800, vem praticamente com os mesmos equipamentos de série, com pequenas diferenças: no lugar do volante em couro multifuncional com shift paddles, é equipado com volante com design de 4 raios. Na parte de áudio e comunicação, traz de série os alto-falantes e o Rádio MMI.

    O motor

    O motor 1.4 TFSI tem peso total de 107 kg. Para maior eficiência, ele adota uma série de medidas de redução de atrito, como aperfeiçoamentos nos anéis dos pistões, redução do diâmetro dos mancais principais do cárter, válvulas mais leves e correias dentadas para acionamento das válvulas e sistemas auxiliares projetadas para ter a mesma duração do motor. A bomba de óleo com pressão controlada também contribui para a eficiência do motor.

    Os bicos injetores com cinco furos possibilitam até três injeções por ciclo, melhorando a combustão e o regulador elétrico da válvula wastegate (que libera a pressão desnecessária dos gases que movimentam a turbina) agiliza a resposta do motor. O sistema start-stop de série desliga o motor automaticamente sempre que o carro é imobilizado, nos sinais fechados ou em engarrafamentos. Quando o motorista solta o pedal do freio, a partida é dada imediatamente. Com todos esses recursos, com uma condução moderada a redução de consumo pode chegar a 20 por cento.

    Publicado em 25/05/2014

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