Home > Notícias > Volvo lança câmbio de dupla embreagem para caminhões
  • Notícias
  • Volvo lança câmbio de dupla embreagem para caminhões
  • Cada vez mais utilizado nos automóveis, o câmbio de dupla embreagem agora chega aos pesos-pesados
  • Por Jorge Meditsch

    Consagradas por sua eficiência, as transmissões com dupla embreagem, que apareceram inicialmente em carros esportivos, hoje equipam uma ampla gama de modelos. O próximo passo para essa tecnologia foi dado pela Volvo, que acaba de lançar uma caixa de câmbio de dupla embreagem para caminhões.

    A principal vantagem dos câmbios de dupla embreagem é a rapidez nas trocas de marchas. O sistema usa dois eixos de entrada de força e mantém sempre duas marchas engatadas simultaneamente. Assim, quando o carro arranca em primeira marcha, por exemplo, a segunda já está pronta para entrar em ação e, assim que for selecionada basta que uma das embreagens seja liberada e a outra acoplada. Tudo isso acontece em frações de segundo, automaticamente.

    Segundo Astrid Drewsen, diretora de produto da área de transmissões da Volvo Trucks, “com duas embreagens as trocas de marchas acontecem sem interrupção na transmissão da força do motor. Além da rapidez, isto é um fator importante para o conforto de rodagem”.

    A rapidez nas trocas de marchas evita a queda na transmissão de potência do motor para as rodas. A rodagem é mais suave e eficiente

    Segundo a Volvo, os benefícios do câmbio de dupla embreagem para caminhões são ainda maiores do que para os automóveis. Além de mais pesados, os caminhões exigem trocas frequentes de marchas para manterem a velocidade, principalmente em estradas com muitas subidas e descidas ou curvas acentuadas.

    A fabricante também ressalta que a maior suavidade nas trocas com dupla embreagem causa menor desgaste em outros componentes, como o diferencial, por exemplo, reduzindo os custos de manutenção. Outro ponto importante a favor do novo sistema é a redução no consumo de combustível.

    O gerenciamento inteligente do câmbio de dupla embreagem permite até mesmo “pular” uma ou mais marchas, indo direto da terceira para a quinta numa descida, por exemplo, ou da quarta para segunda numa reduzida.

    A transmissão de dupla embreagem da Volvo Trucks será oferecida inicialmente para os caminhões FH com motores com 460, 500 ou 540 hp.

    Publicado em 09/07/2014

    divulgação -


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados