Home > Autoconhecimento > Volkswagen terá câmbio de dupla embreagem com 10 marchas
  • Autoconhecimento
  • Volkswagen terá câmbio de dupla embreagem com 10 marchas
  • Nova transmissão irá aumentar eficiência e reduzir o consumo de modelos da marca
  • Por Jorge Meditsch

    A Volkswagen revelou que já desenvolve um câmbio de dupla embreagem com dez velocidades. A nova e inédita transmissão faz parte de uma série de novas tecnologias relacionadas ao programa Think Blue da empresa alemã, que visa a redução do consumo de combustível e emissões de poluentes sem prejuízo da performance dos automóveis.

    A Volkswagen foi a primeira fabricante a oferecer câmbios de dupla embreagem em modelos de série

    Um dos objetivos da Volkswagen para 2018 é, além de tornar-se a maior fabricante de veículos do mundo, ser também a marca mais sustentável. A VW foi a primeira fabricante do mundo a colocar em carros de produção os câmbios de dupla embreagem, que têm como característica a velocidade das trocas de marchas. Atualmente, a caixa com maior número de marchas usada pela VW tem oito velocidades e está presente no Touareg e na picape Amarok. Outros fabricantes, porém, como a Jeep e a Land Rover, já utilizam câmbios com nove marchas.

    A vantagem de contar com um maior número de marchas é poder manter o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotação, o que permite oferecer o maior torque possível e reduzir notavelmente o consumo e emissões. O maior número de marchas permite também a redução dos intervalos entre elas, tornando as trocas quase imperceptíveis para os ocupantes do veículo.

    Publicado em 12/11/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados