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  • Se você acha que stations são coisa do passado, pode mudar de ideia. A V60 é uma opção elegante e inteligentes à mesmice dos SUVs
  • Por Jorge Meditsch

    Como praticamente todas as marcas do mundo, a Volvo também sucumbiu à onda dos SUVs, e tem uma linha muito bem desenvolvida nessa área. Mas, que os amantes de carros bombados nos perdoem, nada é mais Volvo do que o V60. Basta olhar de fora: a station tem linhas impecáveis, um misto de esportividade e alta classe impossível de obter num peso-pesado de dois andares.

    Na dianteira, além da grade com a faixa diagonal e escudo da marca, o visual é dominado pelo conjunto de luzes, com destaque para as lâmpadas LED de condução diurna em forma inspiradas pelo lendário martelo de Thor, o deus dos vikings. A traseira também é elaborada, com o design das lanternas muito bem resolvido. De lado, um perfil atlético e sem musculosidades exageradas marca a personalidade confiante da camionete.

    A Volvo escolheu para lançar o V60 no Brasil uma única versão, denominada Momentum. Ela é equipada com o motor T5, um turbo de quatro cilindros com dois litros e 254 hp, acompanhado por uma transmissão automática de oito velocidades que permite aproveitar ao máximo os 350 Nm de torque. Com 1729 kg de peso, a station vai de 0 a 100 km/h em curtos 6,7 segundos e chega a uma máxima, limitada eletronicamente, de 235 km/h – nada mal para um veículo ‘familiar’.

    A esportividade das stations da marca é lendária: a Volvo chegou a participar de campeonatos de carros de turismo na Europa, na década de 1990, com sua lendária 850 Estate. Ela foi escolhida, em lugar da versão sedã da mesma série por sua melhor aerodinâmica: o teto alongado até a traseira garantia maior velocidade nas retas.

    Mais prazer

    Bem mais baixa e próxima do solo que um SUV (a altura máxima, 1.427 mm, é menor que a de um VW Golf, por exemplo), a V60 apresenta uma dirigibilidade superior. Sua longa distância entre eixos, 2.827 mm, garante a estabilidade em curvas longas e firmeza nas retas. O motorista pode optar entre os modos de condução Comfort (para o uso normal), ECO e Sport. Evidentemente, numa estrada mais divertida, com curvas sucessivas, o Sport é o vitorioso em prazer de dirigir. Mas o Comfort já é bem satisfatório quando se pressiona o acelerador a fundo: lembrem-se que há uma caixa de oito marchas trabalhando nos bastidores para garantir a agilidade.

    Para o uso no trânsito diário, devagar e sem pressa, o ECO é o mais indicado. No modo Comfort, nosso consumo médio no teste de convivência de uma semana, rodando na cidade, foi de 8,3 km/l – com o ECO, ele melhorou para cerca de 8,7 km/l. Sem comprometer muito o desempenho no dia-a-dia, é uma opção sensata. No modo ECO, o carro conta com a função Coast, ou ‘roda livre’. Quando o motorista tira o pé do acelerador, o motor é desconectado das rodas e o carro roda solto, com consumo zero. E ainda é possível configurar um modo personalizado.

    Beleza interior

    O V60 esbanja espaço, é quase uma limusine. O banco traseiro comporta três adultos tamanho viking (sem os capacetes com chifres, é claro). Esses acessórios, espadas e martelos de combate podem ir no grande porta-malas, de 529 litros, expansível até 1.364 com o rebatimento total dos encostos traseiros.

    O acabamento interno é uma homenagem ao design dos móveis suecos, uma bela combinação entre conforto, praticidade e estética. Os bancos e laterais das portas são estofados em dois tons, combinando couro e tecido. O painel é dominado ao centro pela grande tela vertical sobre o console, que impressiona ao primeiro olhar. O painel de instrumentos é digital e configurável.

    Apesar de grande, a tela de 12,3 polegadas exige algum tempo para que sua operação fique automática. Há um certo excesso de opções e passos antes de se fazer qualquer coisa. O carro cumpre também uma exigência contemporânea, o espelhamento de celulares, que permite usar praticamente todas as funções que o usuário costuma levar no bolso ou na bolsa.

    Segurança Volvo

    Não faltam itens de segurança (especialidade da Volvo desde priscas eras) e assistência. Entre os destaques, o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (piloto automático), que mantém a distância do carro da frente, e o Pilot Assist, que mantém o carro na faixa atuando na direção. A Volvo brasileira avisa que ele é feito para estradas bem demarcadas e é bom lembrar disso: numa rodovia local reformada, por exemplo, o sistema endoidou ao topar com uma faixa pintada que levava direto para a contramão...

    Custando R$ 210 mil, a Volvo V60 é uma opção para quem queira se diferenciar da mesmice dos SUVs. Além de não passar despercebida, seja no trânsito, seja na garage do prédio, ela tem como vantagem ser mais ágil, segura e gostosa de dirigir. Vale pelo menos um test drive.

    Publicado em 18/06/2019

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