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  • Novo Troller T4 está mais civilizado na aparência. Mas na potência está ainda mais radical
  • Versão pré-produção foi apresentada em São Paulo, mostrando como será o jipinho cearense que será lançado no segundo semestre. Ficou mais bonito
  • Por Gabriel Marazzi

    Tudo começou em 1994, na região Nordeste do Brasil, quando um entusiasta do fora de estrada iniciou a produção artesanal de um jipe para ser usado em ralis. Logo ele estava vendendo seus protótipos a outros pilotos, que, de cara, aprovaram o veículo para as competições na terra. Após três anos de desenvolvimento nessas provas, o maior passo foi fundar uma fábrica, na cidade de Horizonte, no Ceará, para produzir o jipe em série. O primeiro Troller, o RF Sport, tinha motor 1.8 de quatro cilindros a gasolina, que logo passou a ser um 2.0 de 110 cv. A participação em provas consagradas como o Paris-Dakar e o Rally dos Sertões deu ao Troller a fama que tem até hoje.

    Em 2001, o Troller recebeu o nome atual, T4, com mudanças radicais na carroceria, chassi, suspensões e motor, que passou a ser um MWM 2.8 Turbodiesel de 132 cv. Em 2006, o novo motor NGD 3.0 de 163 cv deu nova vida ao jipe, principalmente em competições.

    No ano seguinte, a aquisição da marca pela Ford, incluindo a fábrica cearense, marcou os novos rumos da Troller, que passa a ter componentes comuns com outros modelos da marca, como a picape Ford Ranger. No último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012, uma nova leitura do jipinho-utilitário foi mostrada no estande da Ford. O conceito TR-X, inclusive, foi eleito o mais bonito “carro-show” da mostra. E é esse o novo Troller que apresentado nesta semana, ainda uma versão pré-pré-série, mas que já mostra se tratar de um visual bastante diferente.

    O motor será o mesmo 5 cilindros diesel de 200 cv de potência e quase 50 kgfm de torque que equipa a picape Ford Ranger

    Com detalhes estéticos mais complexos, o novo Troller T4 deixa claro que pretende conquistar novos adeptos, talvez de gostos mais urbanos, sem contudo deixar de lado a sua capacidade de vencer caminhos difíceis no fora de estrada. Ainda moldado em fibra de vidro, a técnica, no entanto, é mais moderna, por pressão de chapas, de acordo com o sistema SMC (Sheet Molding Compound). Além de tornar a carroceria mais resistente a choques, a carroceria sai pronta da prensa, sem necessidade de grandes ajustes finais.

    O interior do novo Troller é bastante diferente do atual, mais moderno e funcional. A adoção do ar-condicionado digital e do teto solar Sky-Roof novamente mostra que a Ford tem planos de expandir a utilização do veículo para além das trilhas e das competições.

    Uma grande novidade no Troller T4 é a adoção do motor 3.2 Turbodiesel de 5 cilindros da picape Ranger, que tem potência de 200 cv e torque de quase 50 kgfm. O câmbio será manual de seis marchas.

    Uma das razões de o jipe Troller ter um mercado restrito, além do radical desempenho nas trilhas, é o preço. Custando atualmente quase R$ 100 mil, estima-se que o novo modelo seja cerca de 40% mais caro. Mas a Ford não está preocupada com preço, uma vez que o Troller tem seu público cativo e a produção, apesar de ter se adaptado aos padrões da marca mãe, logicamente ainda é bastante limitada. O novo Troller deverá chegar às revendas da marca no segundo semestre deste ano.

    Publicado em 03/06/2014

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