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  • Novo Troller: mudanças radicais e a personalidade de sempre
  • O novo Troller foi inteiramente reprojetado, mas mantém a personalidade original. É um veículo para uso, primordialmente, em trilhas e terrenos acidentados
  • Por Jorge Meditsch

    Um veículo muito específico: o novo Troller não é um carro para uso familiar, para andar na cidade ou para fazer viagens longas por estradas asfaltadas. Ele tem uma vocação única e clara: o off-road.

    Totalmente recriado pela Ford, do design à engenharia, o novo jipão da marca cearense manteve intacto o espírito de seus antecessores. É um carro forte, com engenharia simples e sem recursos eletrônicos sofisticados de assistência para facilitar sua condução. Por isso, destina-se a uma estirpe especial de motoristas, que apreciam um tipo de veículo que exige experiência e cuidado na utilização, mas que pode dar bastante satisfação a quem souber extrair seu potencial.

    O Novo Troller T4 não tem linhas fluidas nem prima pela leveza de seus traços. Sua aparência é funcional, exceto pela aplicação de placas plásticas cinzentas para aumentar a impressão de robustez, detalhe bastante explorado nos falsos fora de estrada que pululam no mercado. Sua carroceria é feita de peças de plástico reforçado com fibra de vidro, com acabamento bastante bom, graças ao novo processo de moldagem a quente introduzido pela Ford.

    A base do Troller é um chassi reforçado, feito de perfis de aço com seção retangular. Sobre ela é montada uma estrutura tipo gaiola, de tubos redondos, à qual a carroceria é anexada. Os dois eixos são rígidos e a suspensão bastante simples.

    Na estrada

    Para entrar no carro é preciso “subir”, já que a cabine é propositalmente alta. Os bancos não são um primor de maciez e, em nosso teste de cerca de duas horas de ruas e estradas, chegaram a parecer algo incômodos depois de algum tempo. A suspensão também não privilegia o conforto, transmitindo bastante os solavancos provocados pelo terreno às costas dos ocupantes. Se entrar na frente já exige algum esforço, quem vai no banco traseiro precisa fazer uma ginástica para se acomodar, apesar do banco dianteiro se deslocar para a frente para abrir espaço de acesso. Um item positivo é o baixo nível de ruído interno e pouca vibração vinda do motor – exceto pelos retrovisores externos, que sacodem bastante. Porta-malas, quase não existe. Sem rebater o banco traseiro, no máximo pode levar duas bolsas ou malas pequenas.

    O Novo Troller conta com o mesmo motor diesel 3,2 litros turbo de cinco cilindros usado na picape Ford Ranger, com 200 cv e muito torque em baixa rotação. O câmbio é manual, com seis velocidades. A embreagem é um pouco brusca, é preciso algum tempo de adaptação para arrancar com suavidade. Os engates também não são muito precisos, é preciso ir pegando o jeito para achar o posicionamento correto das marchas intermediárias. O ângulo de esterço é um tanto limitado e, para manobrar, é preciso alguma paciência.

    Quem guia o novo Troller pela primeira vez precisa prestar muita atenção num detalhe: os pedais do acelerador e freio são muito próximos. Não é difícil que, ao frear, o motorista pise simultaneamente no acelerador. Com um motor muito forte, isso pode provocar alguns sustos se o pé da embreagem não estiver a postos para cortar a força rumo às rodas com rapidez.

    Segurança

    Bom nas trilhas de terra ou areia, o jipão não transmite segurança em velocidades altas no asfalto. Ele tende a “passarinhar” nas retas, exigindo constante trabalho na direção para mantê-lo na trajetória. Apesar de ter motor sobrando, não convida a acelerar acima dos 100 km/h.

    Para enfrentar pisos piores, tudo o que o motorista precisa fazer é acionar o botão rotativo que fica à frente da alavanca de mudanças, escolhendo entre a tração nas quatro rodas longa ou reduzida, de acordo com o terreno a percorrer. Andamos com ele em trilhas de areia e algumas dunas – embora o percurso não tenha incluído nada muito radical, deu para sentir confiança na máquina, fácil de guiar e controlar até onde experimentamos.

    Trilheiros e trolleiros gostam de emoções e de uma dose de risco. É preciso, porém, ter consciência dos limites do carro. O novo Troller tem freios ABS, mas a fábrica optou por não dotá-lo de airbags. A explicação é que, como a lei não os obriga nesse tipo de veículo, “eles não são necessários”. É bom lembrar que o jipão não conta com áreas de deformação para absorver parte da força em choques frontais ou colisão na traseira, o que aumenta o risco para os passageiros em caso de acidente. Outro ponto a considerar é a estrutura da carroceria, que não parece capaz de manter a rigidez em caso de capotagem em alta velocidade, embora possivelmente aguente um tombamento numa situação de off-road, provocado pela inclinação do terreno. O carro é forte, mas não é demais tomar cuidado ao brincar com ele.

    Para quem desejar personalizar ou aumentar o potencial fora de estrada do novo Troller, a fábrica oferece uma linha de mais de 130 acessórios, que inclui snorkel (entrada de ar para o motor elevada), guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço e bagageiro, além de uma série de protetores – do cárter, câmbio, caixa de transferência, escapamento dianteiro, intermediário e traseiro e tanque para percursos radicais.

    O Novo Troller T4 conta com três anos de garantia e a assistência técnica da rede exclusiva da marca, com 19 concessionárias, que deve ser expandida. O preço sugerido é R$ 110.990,00.

    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

    Modelo:............................... Utilitário T4 2015

    Carroceria:.......................... compósito especial SMC

    Chassi: ................................ longarinas de perfil retangular

    No portas:............................. 3

    No passageiros:................... 5

    Tração:................................. 4x4 part time com reduzida

    Direção:............................... hidráulica de esferas recirculantes

    Embreagem: ....................... monodisco seco, acionamento hidráulico, 273 mm

    Bateria: ............................... 12 V, capacidade 65 Ah

    Alternador:.......................... 14 V, capacidade 110 A

    Motor:................................. Ford Duratorq 3.2 l 20V Diesel

    Combustível:....................... Diesel S10

    Disp. cilindros:................... 5 em linha

    Válvulas:............................. 20

    Admissão de ar:.................. turbo VNT Intercooler

    Injeção:................................ eletrônica – Common Rail Piezoelétrico

    Diâm. cilindro:.................... 89,90 mm

    Curso êmbolos:................... 100,76 mm

    Cilindrada:.......................... 3.198 cm3

    Torque:................................ 470 Nm @ 1.750-2.500 rpm

    Potência:.............................. 200 cv (147 kW) @ 3.000 rpm

    Rot. marcha lenta:.............. 800 ± 150 rpm

    Rotação máxima:................ 4.900 rpm

    Taxa compressão:.............. 15,5:1 ± 0,5

    Transmissão

    Tipo:..................................... manual mecânica

    No. marchas:....................... 6 à frente e 1 à ré

    Relações de transmissão:..

    1ª:.......................................... 5,441:1

    2ª:.......................................... 2,839:1

    3ª:.......................................... 1,721:1

    4ª:.......................................... 1,223:1

    5ª:.......................................... 1,000:1

    6ª:.......................................... 0,794:1

    Ré:........................................ 4,935:1

    Rel. final:............................. 3,31:1

    Relações de transferência

    Normal:................................ 1,000:1

    Reduzida:............................ 2,720:1

    Rel. diferencial:.................. 3,31:1

    Pesos e Rendimentos

    Peso em ordem marcha (kg):

    Total:.................................... 2.140

    Dianteira:............................. 1.091

    Traseira:............................... 1.049

    Carga útil:............................ 420

    Peso Bruto Total:................ 2.560

    PBT Combinado:................ 5.100

    Massa máxima indicada nos eixos (kg):

    Dianteiro:.................................................... 1.279

    Traseiro:...................................................... 1.385

    Cap. máx. reboque sem freios:................. 750

    Cap. máx. reboque com freios:................ 2.400

    O motor 3,2 litros esbanja potência, mas o Troller não convida a andar rápido em estradas de asfalto

    Carga máx. bagageiro teto:....................... 150

    Tanque de combustível (L):..................... 62

    Consumo de combustível (km/l)

    Urbano:........................................................ 8,85 (NBR 6601)

    Rodoviário:................................................. 11,93 (NBR 7024)

    Aceleração 0–100 km/h:........................... 12,3 s

    Nível de ruído dB(A)

    Marcha lenta:.............................................. 50,7

    Cruzeiro (120 km/h).................................. 74,2

    Nível de emissões:..................................... Proconve L6

    Freios

    Servofreio:.......................... 10"

    Cilindro mestre:.................. 22,2 mm

    Circuito hidráulico:........... duplo independente com ABS e EBD

    Freios dianteiros: .............. disco ventilado, 302 mm

    área disco: 402,19 cm²/ área pastilhas: 76 cm²

    Freios traseiros:.................. disco rígido, 305 mm

    área disco: 356,3 cm²/ área pastilhas: 50,25 cm²

    Estacionamento:................. acionamento anual, atuação nas rodas traseiras

    Suspensão

    Dianteira:............................. eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas

    helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo

    flutuante Dana 44-3

    Traseira:............................... eixo rígido, com barra estabilizadora e barra panhard, molas

    helicoidais, amortecedores hidráulicos de dupla ação, eixo

    semiflutuante Dana 44-4

    Rodas:......................................................... liga leve 17"x8"

    Pneus:.......................................................... 255/65 R17 (70% on-road/ 30% off-road)

    Dimensões (mm)

    Distância entre eixos:................................ 2.585

    Comprimento total:.................................... 4.095

    Largura com retrovisores:........................ 1.977

    Altura com bagageiro:............................... 1.966

    Balanço dianteiro:..................................... 600

    Balanço traseiro:........................................ 655 (s/ estepe)

    Bitola do eixo dianteiro:........................... 1.565

    Bitola do eixo traseiro:............................. 1.565

    Vão livre solo sob os eixos:..................... 227 (dianteiro) 208 (traseiro)

    Vão livre solo no entre-eixos:................. 316

    Capacidades

    Ângulo de entrada:.................................... 51º

    Ângulo de saída:........................................ 51º

    Ângulo transposição rampa:.................... 30º

    Inclinação lateral máxima:....................... 40º

    Rampa máxima:.......................................... 45º

    Travessia na água:..................................... 800 mm

    Raio de giro mínimo:................................. 6.350 mm

    Dimensões internas (mm)

    Espaço pernas dianteiro:.......................... 1.054

    Espaço cabeça dianteiro:.......................... 960

    Espaço quadris dianteiro:......................... 1.395

    Espaço ombros dianteiro:......................... 1.460

    Espaço pernas traseiro:............................. 794

    Espaço cabeça traseiro:............................ 965

    Espaço quadris traseiro:........................... 1.290

    Espaço ombros traseiro:........................... 1.378

    Porta-malas

    Largura máx.:..................................................................... 1.208 mm

    Largura mín. ...................................................................... 1.163 mm

    Altura do assoalho ao teto:.............................................. 900 mm

    Volume com bancos posição normal:............................ 134 L/ 159 L (até o teto)

    Volume com banco traseiro rebatido: 558 L/ 950 L (até o teto)

    Publicado em 20/07/2014

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