Home > Notícias > Placa padrão Mercosul estreia no Rio de Janeiro
  • Notícias
  • Placa padrão Mercosul estreia no Rio de Janeiro
  • Estado é o primeiro a adotar novo padrão de identificação veicular. Outros estados têm até dezembro para aderir ao formato
  • Por Alessandro Reis

    O Ministério das Cidades e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio de Janeiro lançaram nesta terça-feira (11) a placa padrão Mercosul. O estado é o primeiro a adotar o novo modelo de identificação veicular, cujo lançamento no Brasil foi adiado algumas vezes e que já é adotado nos vizinhos Uruguai e Argentina.

    Argentina e Uruguai já utilizam a nova placa

    A nova placa, que traz visual diferente e código formado por quatro letras e três números, terá o mesmo custo de produção que a atual, ao menos no Rio de Janeiro: R$ 219,35 - cada Detran vai arbitrar a taxa a ser cobrada. De acordo com o ministério, "além dos veículos zero-quilômetro, receberão a placa do Mercosul os que realizarem transferências de propriedade, de domicílio e alteração de categoria", além de condutores que já desejarem fazer a mudança.

    Vale destacar que veículos já em circulação não serão obrigados a aderir ao novo padrão. Por lei, todos os veículos novos ou que tenham de trocar a licença, como nos casos citados acima, contam com a data-limite de 1º de dezembro de 2018 nos 26 estados mais o Distrito Federal.

    Além de trazer a identificação da unidade da federação e do município, a nova placa terá números e letras grafados com diferentes cores, dependendo do tipo de uso do veículo: preta para particular, vermelha para comercial, azul para oficial, dourada para diplomático/consular, verde para especial/teste e cinza prata para carro de coleção.

    Publicado em 11/09/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados