Home > Notícias > Placa do Mercosul será obrigatória para carros novos partir de 2017
  • Notícias
  • Placa do Mercosul será obrigatória para carros novos partir de 2017
  • Todos os veículos zero quilômetro emplacados no Brasil deverão trazer o novo padrão a partir de 1º de janeiro
  • Por Alessandro Reis

    Segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada na última sexta-feira (27), todos os veículos novos licenciados no Brasil deverão trazer a nova placa, adotada pelos demais países do Mercosul, a partir de 1º de janeiro de 2017. A regra também é válida para automóveis e utilitários transferidos de município ou que tenham de trocar as placas.

    Os demais terão até o dia 31 de dezembro de 2020 para efetuarem a substituição. Inicialmente, a troca iria ocorrer em janeiro deste ano, mas a medida foi adiada por questões técnicas. Já em vigor no Uruguai e na Argentina, as novas placas trazem fundo branco e seu código é formado por quatro letras e três números, que são combinados de forma aleatória.

    Nova placa já é adotada na Argentina e no Uruguai

    A categoria do veículo será informada pela cor do código alfanumérico: preta indicará que se trata de carro particular, enquanto vermelha indicará táxi, veículos comerciais e de aprendizagem. A azul, por sua vez, indicará carros oficiais, a verde, veículos de teste, a dourada, automóveis diplomáticos, e a prateada designa carros de coleção.

    O nome do país, no caso o Brasil, estará presente em uma faixa azul no topo da placa, com a bandeira posicionada no canto direito e o emblema do mercosul no lado esquerdo. As placas brasileiras também vão trazer, como hoje, a indicação da cidade e do estado onde houve o emplacamento. O registro das placas em todos os países do mercosul vai se dar por meio de um sistema integrado, com o histórico do veículo, identificação do proprietário e informações como se o carro foi furtado ou roubado.

    As dimensões da placa, tanto para automóveis quanto para motos, continuarão iguais às utilizadas atualmente no Brasil.

    Publicado em 30/05/2016


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados