A Audi apresentou detalhes e imagens sobre a parte aerodinâmica do e-tron, primeiro modelo 100% elétrico da marca alemã, cuja versão de produção será apresentada em Bruxelas, na Bélgica, no dia 30 de agosto. Para conseguir a autonomia prometida de mais de 400 km com uma carga completa das baterias de 95 kWh, o SUV terá vários recursos para diminuir a resistência ao ar e obter o bom cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,28.
Dentre os truques disponíveis, o e-tron será o primeiro veículo produzido em série a trazer câmeras no lugar dos espelhos externos convencionais, opcioonal que reduz em 15 cm a largura do veículo e também o arrasto aerodinâmico. As imagens das câmeras serão exibidas em telas OLED posicionadas entre o painel e a porta, uma em cada lado da cabine, e terão três opções de visualização, dependendo das condições de rodagem.
Além disso, o utilitário movido a baterias contará de série com suspensão a ar ajustável, que irá automaticamente reduzir a altura do veículo em até 2,6 cm a velocidades acima de 120 km/h, outra medida para melhorar o fluxo de ar, reduzir o consumo de eletricidade e ampliar o alcance do veículo com uma carga.
Para completar, o e-tron também terá aerodinâmica ativa na dianteira, com aletas que abrem e fecham automaticamente dependendo da condução, para gerenciar o fluxo de ar e tornar o SUV mais eficiente.
O e-tron deverá ser exibido pela Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e já admitiu que tem planos de vender o utilitário elétrico aqui a partir do ano que vem.
Publicado em 30/05/2018