Home > Notícias > Nissan desenvolve primeiro protótipo de carro ´autolimpante`
  • Notícias
  • Nissan desenvolve primeiro protótipo de carro ´autolimpante`
  • Testes utilizando nanotecnologia tem comprovado que a nova tinta repele a sujeira cotidiana causada por chuva, poeira e lama
  • Por Ricardo Panessa

    A Nissan está testando uma inovadora tinta com nanotecnologia que repele a sujeira. A montadora nipônica aplicou a nova tecnologia numa unidade europeia do modelo Note, o que pode tornar os lava-rápidos obsoletos em poucos anos.

    Os testes, que tiveram início recentemente na Europa, mostraram que a nova tinta repele lama, chuva e a sujeira diária dos carros. Ou seja: os motoristas podem não precisar mais lavar seus carros.

    A engenhosa tinta super hidrofóbica e oleofóbica, que repele líquidos e óleos, foi aplicada no Nissan Note lançado na Europa para criar o primeiro carro do mundo que pode ser considerado "autolimpante".

    Para avaliar a eficácia real da tinta e seu potencial de mercado, engenheiros do Centro Técnico da Nissan Europa testarão o Note "autolimpante" pelos próximos meses em uma variedade de condições.

    A Nissan é a primeira fabricante de automóveis a aplicar a tecnologia, chamada Ultra-Ever Dry, na carroceria de um carro. Ao aplicar uma camada protetora de ar entre a pintura e o ambiente, a tecnologia efetivamente impede água e a sujeira de criarem marcas na superfície do automóvel.

    Até agora, o revestimento, que está sendo comercializado e vendido pela Ultratech International Inc, tem respondido bem aos casos de uso comum, incluindo chuva, spray, geada, granizo e água parada. Embora atualmente não haja planos para que a tecnologia seja aplicada ao modelo em série, a Nissan vai continuar a considerar a tecnologia de revestimento como uma opção para o futuro.

    "Estamos empenhados em resolver os problemas cotidianos que nossos clientes enfrentam e sempre considerar testar novidades incríveis, como esta tecnologia de ponta de revestimento", afirma Geraldine Ingham, Gerente de Produto da Nissan.

    Publicado em 29/04/2014


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados