Home > Notícias > Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável
  • Notícias
  • Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável
  • Por Claudio Larangeira

    Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável

    Acontece entre os dias 23 e 27 de Abril, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo uma prova no mínimo curiosa. Enquanto as competições que acontecem nessa pista premia os mais rápidos, nessa prova ganha quem andar a maior distância com menos combustível.

    Até o momento, confirmaram participação equipes de instituições dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O regulamento da prova prevê três categorias de automóveis: elétrico, a gasolina e a etanol.

    Quanto mais baixo o peso do conjunto carro-piloto, maiores as chances de obter um bom índice de aproveitamento energético. Por isso, muitos carros são pilotados por mulheres. O trabalho é intenso e muitas equipes de fora de São Paulo têm orçamento baixo. Foi criada uma área de camping próxima a banheiros dotados de chuveiros elétricos para atender aos grupos masculinos e femininos, entre outras facilidades.

    “Os carros são projetados e construídos pelos próprios estudantes, com apoio e orientação dos professores, seguindo o regulamento técnico do GP”, explica o engenheiro e jornalista Alberto Andriolo, criador e organizador do evento.

    O Grande Prêmio Petrobras de Energia Sustentável sucede a Maratona da Eficiência Energética. Em 2018 a Petrobras passou a ser Patrocinadora Master do evento, em uma parceria totalmente alinhada com a proposta de contribuir para a formação de novos profissionais, a pesquisa universitária, a mobilidade e a sustentabilidade.

    Publicado em 17/04/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados