Home > Notícias > Denatran suspende temporariamente nova placa padrão Mercosul
  • Notícias
  • Denatran suspende temporariamente nova placa padrão Mercosul
  • Departamento Nacional de Trânsito adiou implantação pelo prazo de pelo menos 60 dias
  • Por Alessandro Reis

    O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) anunciou nesta quinta-feira (22) a decisão de prorrogar a implantação do padrão Mercosul das placas veiculares no Brasil. A adoção da nova placa, já utilizada na Argentina e no Uruguai, deveria começar em setembro, de acordo com a recém publicada Resolução 729/2018 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta o padrão.

    Medida atende a reivindicações das fabricantes das placas veiculares

    SegundoMaurício Alves, diretor do Denatran, a suspensão temporária da resolução, pelo prazo inicial de 60 dias, prorrogáveis para mais dois meses, foi para atender reivindicações das empresas responsáveis pela confecção das placas. Ele não revelou quais seriam essas reivindicações, limitando-se a dizer que a decisão tem como objetivo preservar empregos do setor.

    Paralelamente com a suspensão, o órgão de trânsito criou um grupo de estudos para reavaliar as regras previstas pela resolução do Contran. O prazo para a implantação do padrão Mercosul já havia sido adiado duas vezes no Brasil.

    A nova placa traz uma barra azul no topo com o nome do Brasil centralizado, mais a bandeira do país, o brasão da respectiva prefeitura e o nome da cidade onde o veículo foi registrado. Além disso, o padrão atual de três letras seguidas por quatro números será substuído por uma combinação de srte caracteres combinando letras e números de forma aleatória. De acordo com o categoria do veículo, a cor das bordas da placa e dos caracteres muda - carros particulares, por exemplo, têm a cor preta.

    Publicado em 23/03/2018


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados