Home > Notícias > FCA começa a utilizar vestimenta robótica em linha de montagem
  • Notícias
  • FCA começa a utilizar vestimenta robótica em linha de montagem
  • Exoesqueleto, que acompanha os movimentos do corpo, ajuda operadores a levantar cargas pesadas e a executar outras tarefas
  • Por Alessandro Reis

    A FCA (Fiat Chrysler) anunciou o início da utilização de exoesqueleto nas linhas de montagem da Fiat em Betim, Minas Gerais. O equipamento, que é "vestido" por funcionários da fábrica, dá uma força extra para executar tarefas que exigem esforço físico, acompanhando os movimentos de braços e pernas, como uma vestimenta robótica.

    Já foram adquiridos dez conjuntos e uso será ampliado

    A FCA afirma que se trata da primeira empresa da América Latina a usar essa tecnologia no processo produtivo. São ao todo dez conjuntos para uso nas pernas, braços e no tronco, somando investimento total de mais de US$ 80 mil (cerca de R$ 260 mil na conversão direta).

    O equipamento, na verdade é composto por duas partes. Uma delas, adquirida da empresa suíça Noone, opera como uma espécie de cadeira, sustentando o peso do operador ao se sentar. A outra é um colete, fornecido pela norte-americana suitX, que ajuda a levantar cargas mais pesadas. A FCA informa que também vai utilizar os conjuntos na planta de Córdoba, na Argentina, e também na fábrica de motores de Campo Largo, no Paraná.

    Publicado em 20/12/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados