Home > Notícias > Contran lança CNH em forma de cartão bancário com chip
  • Notícias
  • Contran lança CNH em forma de cartão bancário com chip
  • Tecnologia, que tem objetivo de reduzir o risco de falsificações, tem capacidade para permitir até o pagamento de pedágio
  • Por Alessandro Reis

    O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) lançou um novo formato de CNH (carteira nacional de habilitação), que passará a ser um cartão de material plástico com chip de controle integrado, semelhante aos cartões bancários de crédito e débito usados atualmente. Uma portaria a ser publicada esta semana vai estabelecer o prazo até 1º de janeiro de 2019 para os Detrans substituírem a novidade pelo modelo convencional, de papel.

    Detrans têm até o começo de 2019 para se adequarem

    De acordo com o Ministério das Cidades, ao qual o Contran é subordinado, a troca da tecnologia tem o objetivo de proporcionar mais segurança na hora da identificação, reduzindo o risco de fraudes e falsificações, além da possibilidade de integração ao sistema de dados de órgãos de trânsito de outros países.

    O chip foi projetado para possibilitar o armazenamento dos dados referentes ao condutor e também para facilitar o acesso a certificados digitais, além de disponibilizar a consulta desses dados de forma rápida, por exemplo, em uma abordagem de agente fiscalizador.

    É bom deixar claro que essas funcionalidades ainda precisam ser implementadas futuramente, por meio de convênios e parcerias, e incluem a possibilidade, por exemplo, de pagar pedágio e tarifa de transporte público utilizando o chip, além de controlar o acessso a prédios e estacionamentos, por exemplo.

    Publicado em 06/12/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados