Home > Notícias > Documento obrigatório do veículo terá versão digital até 2019
  • Notícias
  • Documento obrigatório do veículo terá versão digital até 2019
  • Resolução do Contran determina que Detrans ofereçam opção de acesso eletrônico pelo celular, como a nova CNH
  • Por Alessandro Reis

    Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu até o dia 31 de dezembro de 2018 o prazo para os Detrans disponibilizarem aos proprietários de automóveis uma versão eletrônica doCRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), mais conhecido como o documento de porte obrigatório, juntamente com a versão impressa tradicional.

    Qualquer pendência do veículo poderá ser consultada de forma digital em fiscalizações de trânsito

    O documento digital será acessado do computador, do celular ou de outros dispositivos móveis, a exemplo do modelo recentemente adotado para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O objetivo é dar mais segurança, inibindo falsificações, bem como facilitar o acesso a informações do veículo em fiscalizações, tudo de forma eletrônica.

    Os Detrans terão 180 dias, a contar desta quarta-feira (13), data da publicação da resolução, para atualizar suas bases de dados no Renavan referentes adébitos com tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como sobre seu licenciamento. Qualquer dessas pendências impedirá a emissão do CRLV digital.

    O modelo do documento eletrônico ainda está em elaboração pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e um protótipo será apresentado "em breve", de acordo com o órgão federal.

    Publicado em 14/12/2017


    Copyright © 2014 - Autoestrada.com.br - todos os direitos reservados