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  • Volkswagen apresenta o Virtus, sedã do Polo que chega em janeiro
  • Modelo traz a mesma base mecânica e estrutural do hatch e também será produzido em São Bernardo do Campo (SP)
  • Por Alessandro Reis

    A Volkswagen apresentou nesta quinta (16) o Virtus, versão sedã do recém lançado Polo, construída sobre a mesma plataforma MQB do hatch em São Bernardo do Campo (SP). A marca anunciou as vendas a partir do início de 2018, com preços ainda mantidos em segredo, que serão posicionados entre o Voyage, que chega a cerca de R$ 60 mil, e o Jetta, que começa em aproximadamente R$ 80 mil.

    Por ser construído sobre a mesma base que o Polo, o Virtus compartilha com o hatch a maior parte dos componentes, como os motores 1.6 MSI aspirado, de 117 cv e 16,5 kgfm, e o 1.0 TSI turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, este último sempre acompanhado pela transmissão automática de seis marchas - também haverá a oferta de câmbio manual de cinco velocidades nas versões de entrada.

    A principal diferença em relação ao Polo está mesmo na parte traseira alongada, com lanternas horizontalizadas avançando sobre a tampa traseira, que dá acesso ao porta-malas com 521 litros de capacidade, contra 300 litros do hatch, 480 litros do Voyage e maior até que o compartimento de bagagens do Jetta, que acomoda 510 litros.

    Preços devem começar em cerca de R$ 65 mil

    Por conta do porta-malas maior, a carroceria do Virtus foi alongada em 42,5 cm na comparação com o Polo, totalizando 4,48 m de comprimento, enquanto a largura de 1,75 m é a mesma. O entre-eixos de 2,65 m, por sua vez, é 10 cm maior que o do hatch e igual ao do Jetta, informa a Volkswagen. Vale lembrar que o sedã médio da VW está prestes a ganhar uma nova geração no exterior, que deve chegar ao Brasil até 2019, e ficará maior que o Jetta atual.

    Por dentro, assim como o Polo, que levou cinco estrelas na proteção para adultos e crianças em recente teste de impacto do Latin NCAP, o Virtus terá quatro airbags e controle de tração de série em todas as configurações, além de cabine idêntica. Também da mesma forma que o hatch do qual deriva, o sedã médio-compacto da VW vai contar com controle de tração somente nas opções TSI, mais caras.

    Recursos como assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial e monitoramento de pressão dos pneus, além do próprio controle de estabilidade, serão oferecidos como opcionais nas configurações 1.6.

    Serão ao todo três versões: 1.6 MSI, Comfortline e Highline - o Polo tem uma a mais, a 1.0 aspirada.

    Publicado em 16/11/2017


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