A chinesa JAC Motors lançou no Brasil mais um SUV, posicionado abaixo do T5 e do T6. Trata-se do T40, que chega em duas versões de acabamento, com preços sugeridos de R$ 56.990 e R$ 58.990. A novidade tem porte um pouco menor que o do EcoSport, medindo 4,14 m de comprimento, 2,49 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,57 m de altura - contra, respectivamente, 4,27 m, 2,52 m, 1,76 m e 1,69 m do modelo da Ford.
Na sua faixa de preço, o T40 de fato vai concorrer com modelos menores, especialmente versões "aventureiras" de hatches compactos, como Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway, Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X, Toyota Etios Cross e Honda WR-V. O porta-malas do modelo da JAC tem capacidade acima da média de 450 litros, contra 362 litros do Eco.
Ambas as configurações do T401 trazem o mesmo motor 1.5 flex de 127 cv de potência e 15,70 kgfm de torque dos modelos T5 e J3S, associado sempre com transmissão manual de cinco marchas. A fabricante informa que em 2018 deve chegar a opção de câmbio CVT para o lançamento.
A configuração de entrada vem equipada de série com cotroles de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, sensores traseiros de estacionamento, controle de velocidade de cruzeiro, luzes diurnas de LEDs, retrovisor interno antiofuscante, direção elétrica, ar-condicionado e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A versão mais cara acrescenta central multimidia com câmera de ré e câmera frontal, posicionada no para-brisa, junto ao retrovisor, e voltada para a dianteira do veículo, de forma a captar as mesmas imagens observadas pelo condutor. O item de segurança, de acordo com a JAC, vai ajudar a reduzir o valor do seguro, documentando um eventual acidente com sinistro, por exemplo.
Opcionalmente, o T40 pode trazer pintura do teto diferente da exibida pelo restante da carroceria, pelo preço extra de R$ 1.990.
Publicado em 02/08/2017